Em matéria de golos superou Varela, Brahimi Drulovic, Hulk e outros craques. Depois do golo ao Feyenoord, Díaz conta já com oito, distribuídos por todas as provas que a equipa disputou
Corpo do artigo
Luis Díaz é o avançado, que não ponta de lança, mais rápido a chegar aos oito golos pelo FC Porto nos últimos 30 anos. O colombiano fez o primeiro golo da vitória sobre o Feyenoord e apanhou Zé Luís na lista de goleadores dos portistas esta temporada, mas esse remate permitiu-lhe também ultrapassar Silvestre Varela, que até quinta-feira era o extremo que mais depressa tinha atingido a marca dos oito golos pelo FC Porto, como se pode ver na infografia. O internacional português, agora ao serviço do Belenenses, até chegou aos oito em menos dois jogos, mas precisou de mais minutos do que o colombiano. Já agora, mesmo que se fossem incluídos jogadores como Lisandro ou Madjer, que muitas vezes foram segundos avançados e não extremos puros, ainda assim Luis Díaz seria o mais rápido de todos. O herói de Viena, por exemplo, precisou de 1216" para faturar por oito vezes.
Luis Díaz chegou ao FC Porto no último defeso, contratado por sete milhões de euros ao Junior Barranquilla, e só precisou de três jogos para se estrear a marcar, num encontro [Krasnodar] de má memória para a equipa, visto que ditou o afastamento da Liga dos Campeões. No compromisso seguinte ajudou à goleada sobre o V. Setúbal com mais um golo e uma assistência. Neste campo, refira-se, o reforço portista também se tem destacado, uma vez que já leva três passes para golo. Melhor só Otávio, Alex Telles e Corona. Díaz voltaria a marcar - e em dose dupla - ao Coimbrões, para a Taça de Portugal, ao Rangers (Liga Europa), Famalicão (campeonato), Casa Pia (Taça da Liga) e, agora, ao Feyenoord. Um golo que ajudou - e muito - ao triunfo que garantiu o apuramento europeu. "Excelente trabalho da equipa. Estamos nos 16 avos da Liga Europa. Vamos por mais. Estamos juntos", escreveu o jogador portistas nas suas redes sociais.
Colombiano já é o extremo mais rápido a chegar aos oito golos no FC Porto da era moderna. E é o único jogador em Portugal a marcar em cinco provas
Olhando para os oito golos, percebe-se que o extremo faturou em todas as provas em que o FC Porto está ou esteve [no caso o apuramento para a Liga dos Campeões] envolvido esta temporada, o que também é digno de registo. Tanto que é o único do plantel com golos nas cinco provas. Soares marcou em quatro e daí não passará. Falhou na pré-eliminatória contra o Krasnodar. Aliás, nenhum outro jogador de uma equipa portuguesa marcou em cinco competições diferentes este ano. Só os de Sporting e Benfica o poderiam tê-lo feito, mas ninguém conseguiu. Pizzi marcou na Supertaça, na Liga dos Campeões, campeonato e Taça de Portugal, mas não na Taça da Liga. Com a "descida" do Benfica para a Liga Europa, terá ainda hipóteses de o fazer.