"Se o Arsenal ou Liverpool forem campeões, é porque gastaram muito dinheiro"
Pep Guardiola ironiza depois de um verão em que os rivais da Premier League investiram em grande
Corpo do artigo
Em antevisão ao Arsenal-Manchester City de domingo (16h30), um dos jogos cabeça de cartaz da quinta jornada da Premier League, Pep Guardiola recorreu à ironia para falar do grande investimento que os grandes rivais na luta pelo campeonato fizeram no último verão.
Depois de um mercado em que o Liverpool quebrou o recorde de transferências em Inglaterra por duas vezes, investindo um total de 484 milhões de euros em reforços, com o Arsenal ligeiramente mais poupado (293M€), mas ainda assim à frente do City (206M€), Guardiola ironizou que, caso algum desses clubes seja campeão, só o terá sido por causa desse dinheiro, usando um discurso muitas vezes adotado em relação à sua própria equipa noutros anos.
"A única coisa que quero dizer ao meu amigo Mikel Arteta [treinador do Arsenal] é que, se ele vencer o título, terá sido apenas porque gastou [dinheiro], não porque trabalhou imenso ou pelos seus jogadores. É como no Liverpool. Se Arne [Slot] vencer outra vez, só terá sido porque gastou muito dinheiro, não é? Porque isso não acontece só com o Manchester City, certo? Os clubes podem fazer o que quiserem. Eu sei que a forma como eles têm sido tratados é completamente diferente, mas se querem gastar dinheiro é porque podem e está tudo bem. Só posso dizer que eles têm sido inteligentes. Gastaram o que acreditam que podem gastar para competirem com as melhores equipas da Premier League e da Europa e atingiram esse nível. O Arsenal está a ficar cada vez melhor e deram um grande passo em frente na Europa na época passada. Para mim, são a equipa mais sólida, não cometem erros na defesa e têm velocidade na frente. Todas as equipas estão a melhorar e sabemos da qualidade que todas têm", apontou.
Apelando a que a sua equipa seja melhor nos "últimos 20/25 minutos" do jogo quando comparado com a última vez que defrontou o Arsenal - perdeu por 5-1 - Guardiola voltou a recorrer ao humor para comentar o facto de ter apenas 66 horas para preparar este jogo, depois da vitória sobre o Nápoles (2-0) na quinta-feira, na Liga dos Campeões. Recorde-se que o Arsenal jogou na terça, tendo mais dois dias de descanso.
"Vamos passear nas montanhas, é isso que vamos fazer nestes dois dias. Não sei, sexta-feira é recuperação. Os jogadores têm muitas lesões e vão descansar, descansar, descansar e recuperar energias para domingo", referiu.
O Arsenal segue na vice-liderança da Premier League, com os mesmos nove pontos do Tottenham e Bournemouth, menos três do que o líder e campeão em título Liverpool e mais três do que o Manchester City, que é oitavo.