Portugal domina a segunda prova da UEFA depois de o FC Porto se juntar a Braga, Sporting e Benfica. Recorde os números, os últimos jogos e os possíveis adversários no que aí vem.
Corpo do artigo
Com o V. Guimarães já eliminado, mas Braga e Sporting apurados para os 16-avos de final da Liga Europa e o Benfica também relegado para a mesma prova, só faltava mesmo o FC Porto para que Portugal pudesse ser o país com mais equipas apuradas para a próxima fase da Liga Europa. A Alemanha também podia conseguir, mas o Moenchengladbach foi eliminado em casa com o Basaksehir, da Turquia. Os dragões não falharam, apesar da tremideira e da ajuda do guarda-redes do Feyenoord. "É pena que não se fale muito disso", lamentou Sérgio Conceição. Díaz marcou o primeiro, um auto-golo de Malacia fez o segundo e Soares fechou o 3-2 que daria apuramento e primeiro lugar, porque o Young Boys deu uma ajuda e empatou em Glasgow. Veja aqui todos os golos.
https://www.instagram.com/p/B6BG7c0lF0m/
O treinador deu os parabéns à equipa pelo apuramento num caminho que começou complicado, mas admitiu que a equipa pode e deve fazer melhor. A final da prova, em Gdansk (Polónia) também é objetivo. Uribe, de regresso à titularidade após mais de um mês ausente na sequência de uma festa noturna em que participou, sublinhou a reação da equipa. Soares quer mais e garante que a equipa quer ganhar tudo.
O melhor em campo foi, contudo, Marega, que participou nos três golos dos dragões. Pode recordar as notas e as apreciações individuais aqui. Marchesín foi o mais elogiado lá fora. Aqui tem a revista de imprensa. Quanto a Luis Díaz, marcou em todas as provas que disputou e já é o extremo mais rápido a chegar aos oito golos pelo FC Porto nos últimos 30 anos. Pode consultar o Top-10 aqui.
https://www.instagram.com/p/B6BY683lES1/
Agora que a primeira fase da Liga Europa terminou, pode recordar aqui todos os resultados, classificações e próximas datas. O sorteio dos 16-avos de final é já na segunda-feira. Aqui estão os possíveis adversários de todas as equipas portuguesas, onde só falta o V. Guimarães, que ainda assim brilhou na despedida. O Wolverhampton é uma das equipas mais difíceis que pode tocar a FC Porto e Benfica. Diogo Jota brilhou no último jogo. Mas há razões para acreditar que FC Porto e as restantes equipas podem continuar a somar pontos e milhões. Todas as contas do que já passou aqui. Os dragões já sabem que não contarão com o castigado Otávio no jogo da primeira mão. O brasileiro viu amarelo enquanto a sua casa era assaltada.
11613059
A análise mais profunda ao desempenho do FC Porto e das restantes equipas europeias pode ser lida de vários ângulos. Manuel Queiroz (aqui), José Manuel Ribeiro (aqui) explicaram os respetivos pontos de vista.