A formação encarnada subiu dez lugares em relação à época passada e 43 posições comparativamente com 2020/21.
Corpo do artigo
O Benfica ocupa a 27ª posição na mais recente atualização do ranking de equipas femininas da UEFA, organismo que tutela o futebol europeu.
Nas duas últimas épocas, as bicampeãs nacionais, orientadas por Filipa Patão, tiveram uma ascensão notável na tabela. Relativamente à temporada passada, subiram dez lugares (estavam no 37º posto) e, em comparação com 2020/21, apresentam uma melhoria de 43 posições, uma vez que, nessa altura, se encontravam no septuagésimo lugar.
Para esta subida, muito contribuíram as duas participações consecutivas na fase de grupos da Liga dos Campeões. Quanto aos adversários das águias no grupo D da atual edição da prova continental, o Barcelona é segundo classificado (apenas atrás do Lyon, campeão da Europa), o Bayern Munique é quinto e o Rosengård, da Suécia, é 12º.
No que respeita aos outros clubes portugueses que se seguem na lista, o Braga é 58º colocado, enquanto o Sporting, atual líder da Liga BPI, com os mesmos 12 pontos da turma bracarense e do Benfica, está na posição 75.