<strong>O JOGO - 35 ANOS || 1995 || A VÉNIA DE DOMINGOS PACIÊNCIA </strong><strong>- </strong>O melhor marcador português (seria melhor marcador absoluto no ano seguinte) do FC Porto, que recupera o título de futebol. Mas não esquece o Leça
Corpo do artigo
"Sou um leceiro de gema, adoro a minha terra e o clube da minha terra." A ligação de Domingos Paciência ao Leça FC é apenas de coração, porque o "Minguitos" saltou do futebol de rua para o futsal na vizinha Académica de Leça.
Domingos Paciência, leceiro de gema, nunca jogou no clube da terra mas tem-no no coração
Nunca representou o Leça FC, que dentro das quatro linhas foi sempre adversário e até vítima da sua classe ao serviço do FC Porto - quatro jogos, quatro golos.
Estávamos nos gloriosos anos 1990 do Leça, do Leça de primeira. Depois de quatro anos na então Liga de Honra, sagrara-se campeão em 1995 e subira à I Liga, onde se manteve por três épocas - já depois de lá ter jogado em 1941/42 -, e de onde foi obrigado a sair por uma decisão administrativa que o atirou para as divisões secundárias.
"Lamento que tenha tido essa infelicidade à custa de um caso que ninguém sabe se aconteceu de facto ou não. É triste, porque gostava que o Leça estivesse noutro patamar. E o que mais gostava é que um dia pudesse voltar à I Divisão", afirma o antigo internacional português, hoje treinador.
Desde então, tem sido difícil a vida do histórico clube de Leça da Palmeira, que só agora começa a ultrapassar a grave crise financeira em que mergulhou, mas que ainda não está resolvida. Desportivamente, os dias já foram mais negros: a equipa treinada por Domingos Barros, um filho da terra e do clube, segue na 3.ª posição da Série B do Campeonato de Portugal, com 42 pontos que o mantêm vivo na disputa pela subida à II Liga.
O Leça foi fundado em 1912, sem que haja registos sobre o dia e o mês em que tal aconteceu. A primeira notícia em que aparece referido data de 3 de setembro de 1913, quando "O Primeiro de Janeiro" deu conta de um "match" com o 1° do Portugal F.C. Matosinhos, que terminou com a vitória dos leceiros "por 8 goals a 2".
Ao longo de décadas, o clube teve um cariz marcadamente eclético, com modalidades como ginástica, natação, hóquei em campo, pesca desportiva, surf, bodyboard, subbuteo (futebol de mesa), bilhar, atletismo, andebol e basquetebol. Hoje, fruto dos tempos, sobrevivem apenas o futebol e o bilhar.