Débora Monteiro: "Quando o FC Porto ganha, gosto de me meter com a malta aqui de Lisboa"
FORA DE JOGO - Entrevista a Débora Monteiro
Corpo do artigo
O ar doce, divertido e simpático faz-nos gostar muito dela. Débora Monteiro é uma das atrizes mais amadas em Portugal, porque tudo nela é genuíno e tem uma gargalhada que contagia. Podíamos estar a falar de uma modelo de grande classe, foi aí que ela começou, mas o seu 1,75 não a ajudou.
"Quando o FC Porto é campeão tem um gostinho especial, ainda mais estando eu aqui em Lisboa"
Fruto da geração Morangos, foi-se impondo e construindo uma carreira de que se pode orgulhar. Natural de Vila Nova de Gaia, é uma portista de coração e gosta de dar baile, principalmente quando ganha aos clubes de Lisboa. Eis o resultado de uma conversa muito agradável. Obrigado, Débora.
Como é que consegues ser atriz e, ao mesmo tempo, cuidar de duas bebés que até dão más noites?
- Porque tenho um namorado (Miguel Mouzinho) que é um excelente pai e que me ajuda muito com as meninas. No início, a minha mãe também me ajudava, mas agora as meninas já estão na creche.
A Júlia e a Alba, as tuas filhas, foram planeadas ou são gémeas por acaso?
- Fiz um tratamento para engravidar porque não conseguia, não foi nada planeado, aconteceu serem duas, podiam ter sido mais (risos)...
Depois de tantas noites mal dormidas, ainda queres ser mãe de um menino?
- Pois, muitas vezes me interrogo sobre isso. Às vezes chego à conclusão que é melhor não, mas outras vezes vem-me essa vontade. Vamos ver, para já estou bem assim.
Começaste por ser modelo, mas acabas por ser fruto da geração Morangos. Não sentes que também podias ter tido uma bonita carreira de modelo?
- Não, porque não tenho as medidas que eles querem para uma modelo. Tenho 1,75. Fiz várias coisas que me ajudaram a crescer, que me deram muito prazer fazer nessa área, e também ganhei algum dinheiro, mas fiquei-me por aí. A vida levou outro rumo.
Na telenovela "Mar Salgado" tiveste um papel marcante, um bocado fora da caixa - uma "Rute" divertida e desconcertante. Concordas?
- Sim, porque é um tipo de registo em que me sinto muito confortável. Dou-me bem a fazer comédia. Esse papel no Mar Salgado tinha um bocadinho de tudo.
Gostas mais de fazer papel de má ou de boazinha?
- Ainda não fiz propriamente papel de má numa telenovela. Se tiver que fazer, logo verei...
E na tua vida fora dos écrans, és boa ou má pessoa?
- Bem, eu faço por ser boa pessoa, e muitas vezes consigo, mas sou um bocadinho chata às vezes, mas não é por mal...
Na telenovela "Amor Amor", que está no ar na SIC, fazes o papel de Jessica, uma bombeira de Penafiel cheia de personalidade. Como é que construíste a personagem, foste ver como se vive num quartel de bombeiros?
- Tivemos uma formação nos Bombeiros de Sintra e deu para perceber algumas coisas. Quando estávamos em Penafiel também conheci algumas pessoas e fui criando a personagem. O resto veio com o desenrolar da novela.
E nessa novela quem é mais chato de aturar o Tó Quim (Fernando Rocha) ou o Xô Vítor (Renato Godinho)?
- (Gargalhada) Nenhum deles, são os dois uns queridos. O Renato é um grande colega, com quem se pode sempre contar e com quem se aprende muito; o Fernando já o conhecia do Domingão, é muito divertido, e foi uma agradável revelação como ator de telenovela. Rimo-nos muito durante as gravações.
Eras capaz de estar uma noite inteira a ouvir o Ricardo Pereira cantar?
- (risos) Não!
Já sei que não percebes muito de futebol, mas és portista, certo?
- Sou portista há muitos anos e tenho orgulho disso. Estava para ser do Boavista por influência do meu pai... A maior parte da minha família é do FC Porto. Tenho sobrinhos a jogar lá...
Já foste ver algum jogo do FC Porto?
- Claro que já. E é com orgulho que todos os anos faço a passagem de modelos com os novos equipamentos do clube. Bem, no ano passado não deu por causa da pandemia.
E vibras muito com o futebol?
- Eu não vibro muito com o futebol. Quer dizer, se o meu clube perde eu não fico a chorar pelos cantos, mas quando ganha, e é muitas vezes, felizmente, gosto de me meter com a malta aqui de Lisboa, dos outros clubes. Nisso sou um bocado chatinha.
Achas que o FC Poro vai ser campeão nesta época, ou és daquelas que acha sempre que o FC Porto vai ser campeão?
- Estou sempre à espera que o FC Porto seja campeão. Tem um gostinho especial ainda mais estando aqui em Lisboa...
És uma pessoa feliz?
- Tenho muitas razões para ser. Sim, sou.