O JOGO DO LEÃO - Um artigo de opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
1 A época oficial de futebol começou no fim de semana que hoje termina. Infelizmente o poder das instituições do futebol, a nível nacional e europeu, permite que se comece a jogar oficialmente com o período de transferências a decorrer até 2 de Setembro. Inclusivamente este período estende-se para lá do sorteio da Liga dos Campeões (29 de Agosto), permitindo que os clubes financeiramente mais poderosos possam dar umas bicadas nos clubes financeiramente mais fracos.
Eles chamam a isto fair-play, sabendo que após o sorteio há sempre a hipótese dos poderosos enfraquecerem a concorrência com contratações de última hora. O futebol é dirigido por pessoas que tem apenas um valor de vida: money talks, bullshit walks . Se esta “rapaziada” vencer, o futebol a prazo morre enquanto desporto de multidões, pois passará a ser jogado por uma ou duas dúzias de clubes ricos. Se os adeptos combaterem esta “sauditização” do futebol, pode ser, ainda que nada o garanta, que este sobreviva como um desporto para milhões de adeptos apaixonados e participantes.
2 O Sporting teve uma pré-época tranquila sem grandes incidentes, mas também sem grandes novidades. Isto tem um nome: estabilidade. Sei que os adeptos gostariam de ter mais entradas e saídas, e sobretudo mais assunto de conversa de café.