JOGO FINAL - Uma opinião de Vítor Santos
Corpo do artigo
O Sporting chegou ao topo da Liga, em igualdade pontual com o FC Porto, e essa é a melhor notícia que Alvalade poderia conhecer antes de um duelo entre dois concorrentes na luta pelo título, já na próxima sexta-feira.
O Sporting é, por estes dias, a equipa mais competente e confiante da Liga, pelo que o clássico entre Benfica e FC Porto surge na melhor altura, caso, no dia seguinte, os leões confirmem o favoritismo em Faro.
O leão pode ganhar pontos a ambos e até assumir o comando sozinho, desde que os dragões não vençam no Estádio da Luz. Claro está, este cenário perfeito só será possível se a equipa de Rúben Amorim cumprir a missão de derrotar o Farense, na deslocação ao São Luís.
Contas à parte, o Sporting, apesar do deslize natural em Braga, onde empatou, segue em ritmo perfeito e parece, nesta altura, ser a equipa mais competente e confiante da Liga. Gyokeres, que ontem nem do banco saiu - a partida com o Rio Ave ficou resolvida cedo e, perante as queixas físicas, Rúben Amorim decidiu não arriscar - parece ser o acelerador de partículas que faltou aos verde e brancos na época passada, contando com um estabilizador, o também reforço Hjulmand, na central de comando do meio-campo.
É um leão revigorado em relação a 2022/23 e o "pormenor" de não estar na Liga dos Campeões até pode dar uma ajuda mais adiante, porque a exigência dos outros candidatos ao título na frente europeia é substancialmente maior. Na perspetiva do Sporting, importa, agora, vencer em Faro - sábado, já depois de ser conhecido o resultado do clássico -, o que pode nem ser tarefa fácil, tendo em conta a forma como a equipa de José Mota conseguiu, recentemente, bloquear o Braga, que saiu do Algarve bronzeado com uma derrota por 3-1.