JOGO FINAL - Uma opinião de Vítor Santos
Corpo do artigo
O painel de ex-árbitros d"O JOGO é unânime ao considerar que o golo apontado pelo Vizela em Alvalade é legal.
Depois de o Sporting se ter livrado de mais uma frustração já nos descontos, Benfica, Braga e FC Porto enfrentam na tarde de hoje deslocações de risco.
As regras indicam que nem sempre que a bola bate no árbitro é necessário parar o jogo e retomá-lo com um lançamento de bola ao solo. Como se justifica, então, todo aquele alarido de protestos a partir do banco e dentro das quatro linhas, com a tradicional roda de jogadores à volta do juiz Rui Costa? Será desconhecimento ou tradição? Vou mais pela segunda opção.
Os árbitros portugueses não são os melhores do Mundo, mas também não andarão assim tão longe da cotação da nossa Liga. Se queremos melhores decisões, é preciso estarmos todos imbuídos do mesmo espírito. Aquela pressão não é boa para ninguém, nem para os árbitros, nem para os jogadores, no caso de ontem, os do Sporting, que tinham toda a responsabilidade de um bom resultado, uma vez que atuavam em casa e correm por objetivos bem mais altos do que os do Vizela.
Depois do sofrimento, os leões lá fizeram a festa, na sequência de mais uma boa decisão da equipa de arbitragem, VAR incluído. Virando a página, por esta ordem, Braga, Benfica e FC Porto, separados por cinco pontos nos três primeiros lugares da tabela, entram em campo esta tarde, com deslocações de risco, a Paços de Ferreira, Açores e Guimarães, respetivamente.
Numa análise descuidada, a visita dos minhotos, segundos classificados, à casa do penúltimo não implicaria grandes preocupações, mas pelo que temos visto, há terrenos movediços em todas as latitudes onde se joga o Campeonato, pelo que também águias e dragões enfrentam testes exigentes no fecho da primeira volta.