O JOGO DO LEÃO - Uma opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
O Sporting, por estes dias, vive uma montanha-russa de resultados e emoções. Alterna boas exibições com exibições sofríveis sem explicação aparente. O jogo com o Marselha, ficará marcado pela exibição de António Adán.
Adán teve um papel fundamental nos últimos títulos do Sporting. Mas ser direta e indiretamente responsável pelos dois primeiros golos do Marselha, e fazer-se expulsar, é obra!!!
O Sporting começou bem - marcou muito cedo e teve oportunidades para ampliar a vantagem. Tinha o jogo controlado e antevia-se uma noite difícil para o Marselha. Afinal tudo mudou. Em desvantagem numérica, perdeu o controlo do jogo e foi goleado. Mais do que uma noite difícil, foi um verdadeiro pesadelo paras as cores leoninas. Nada está perdido, mas o próximo jogo em Alvalade, será determinante para as aspirações do Sporting nesta edição da Liga dos Campeões.
Quando esta crónica for publicada já teremos jogado com o Santa Clara. Evidentemente espero uma vitória e que as mazelas psicológicas deixadas pelo jogo com o Marselha não se façam sentir. Rúben Amorim, espero eu, irá manter Adán na baliza, porque nada justifica que não o faça. O experiente guarda-redes pediu desculpas no balneário e fez bem.
Mateus Fernandes renovou até 2026, e Rodrigo Ribeiro prepara-se para iniciar um processo semelhante. São duas grandes esperanças leoninas que é necessário "amarrar". Um bom scouting e boa formação são a única via possível para o Sporting sobreviver como grande clube. Quando se fala insistentemente na compra de SAD portuguesas por grandes clubes europeus, será fundamental o meu clube ter uma política agressiva de combate ao "poder do dinheiro". E tal só será possível mostrando aos jovens que ingressam nas suas escolas de formação que estar no Sporting é ser ESPECIAL.
As sanções disciplinares aplicadas aos ciclistas da W52-FC Porto não deixam dúvidas sobre a gravidade deste processo de doping coletivo. Parafraseando Sérgio Conceição: "Não vale tudo para ganhar".
Até para a semana.