Embora tenham sido só três pontos, esta vitória é um bom tónico para o jogo com o FC Porto na próxima semana
Corpo do artigo
O Sporting, nos últimos anos, tem-se dado bem com os ares da Madeira. O jogo com o Nacional, deste fim de semana, mostrou essa tendência. Ainda que tendo começado a perder muito cedo (3 minutos de jogo), o Sporting conseguiu dar a volta ao resultado, vencendo com justiça. Ao contrário do que se possa pensar, não foi um jogo fácil para os leões. A minha equipa chegou ao intervalo a perder por 1-0, ainda que tenha produzido jogo suficiente para chegar ao empate e mesmo à vantagem. Quando uma equipa que está em desvantagem não consegue marcar, vai dando alento ao adversário que sente que pode atingir um resultado positivo. Aumenta o nervosismo e precipitação nas decisões de jogo que são tomadas, num caldo para o desastre. Isto acontece muito no futebol.
Felizmente que o Sporting, na 2.ª parte, teve um antídoto chamado Pedro Gonçalves, um autêntico pote de talento. Não só marcou três golos como ainda fez a assistência para Harder marcar o terceiro do Sporting. Já tinha escrito que Pedro Gonçalves estava a regressar ao momento de forma que antecedeu a sua paragem por lesão prolongada. Temos novamente o Pote que o Sporting precisa, tanto na decisão (golos), como no que faz a equipa jogar.
Morita foi o elo mais fraco do Sporting, permitindo o cabeceamento que deu o golo do Nacional. Acabou por ser substituído, ainda na primeira parte, porque aparentemente sentiu algum desconforto que poderia levar a uma lesão. Rui Borges fez bem em retirá-lo do jogo, não arriscando uma lesão. O próximo jogo é com o Porto e Morita até pode ter tido uma tarde infeliz, mas é peça fundamental no meio-campo do Sporting. O jogador que entrou para o seu lugar, Kochorashvili, fez um belo jogo.
Os dramas que o Sporting sentiu na época passada, com a onda de lesões, para constituir um meio-campo, foram precavidas. Longe vão os tempos em que a minha equipa ao primeiro percalço abanava toda. Tudo mudou, e há um senhor que muito contribui para esta estabilidade emocional da equipa que se chama Morten Hjulmand. O jogador dinamarquês é um autêntico pêndulo nesta equipa, mesmo quando não se dá muito por ele, a sua influência sente-se. São jogadores deste calibre que o Sporting precisa para ter sucesso desportivo.
Luis Suárez não marcou, mas a sua influência foi notória. O jogador colombiano não se esconde do jogo, pressionando muito os adversários, combinando bem com os colegas e assistindo Pedro Gonçalves para dois golos.
Trincão, mais uma vez, fez um bom jogo, roubando a bola a um adversário que está na origem do primeiro golo do Sporting.
Vagiannidis tem de ser titular. A sua influência neste jogo foi muito superior à de Fresneda.
Embora tenham sido só três pontos, esta vitória é um bom tónico para o jogo com o Porto na próxima jornada.
O Sporting ganhou a Supertaça de andebol, batendo o Porto por uns claros 36-29. Continua a senda vitoriosa desta magnífica equipa. O Sporting ganhou também tanto ao Barcelona, como ao Palma Futsal, conquistando a Internacional Master Futsal. Parabéns.
Até para a semana!