Opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
1 - O Sporting começou a defesa do seu título de bicampeão com uma vitória sobre o Casa Pia. Começou bem.
Após uma pré-época pouco entusiasmante, e uma derrota com o eterno rival na Supertaça, era importante iniciar a defesa do título nacional com uma exibição convincente. Esse objectivo foi atingido com um resultado de 2-0 que peca por escasso. Uma primeira parte de bom nível terminou com 1-0, francamente lisonjeiro para os “Gansos”. O Sporting passou a primeira parte a jogar no meio campo adversário, com boas combinações atacantes, e um meio campo em muito bom nível. As situações de golo sucederam-se, sem sucesso, devido à exibição do guarda redes do Casa Pia, e inoperância dos jogadores sportinguistas. A segunda parte ficou marcada pelas lesões de Diomande e Maxi Araújo que espero sejam recuperáveis para o jogo com o Porto. O Sporting marcou cedo por Hjulmand, fechando praticamente o jogo.
Em relação aos novos jogadores do plantel, Ricardo Mangas e Luis Suarez estiveram a bom nível. O atacante colombiano foi titular, e teve tempo para mostrar o seu jogo. Tem poder físico e rapidez, e mostrou algum entendimento com Trincão e Pedro Gonçalves. Quando tiver mais entrosado vai ser muito útil ao Sporting. A ânsia de marcar tirou-lhe algum discernimento, não decidindo bem alguns lances. Ricardo Mangas conseguiu uma boa exibição, sofrendo a falta que esteve na origem do segundo golo da equipa.
Morita e Hjulmand são fundamentais neste meio campo, não só por aquilo que jogam, mas também por aquilo que não deixam os adversários jogar.
Pedro Gonçalves está a regressar à forma que patenteava antes da longa lesão que o afastou da equipa durante meses. Um Pote em grande forma fará toda a diferença.
Trincão já mostra uma forma apreciável, sobretudo se jogar na sua posição natural. Marcou o primeiro golo, e foi dos melhores da minha equipa.
2 - A propósito de Trincão, o Sporting comprou a restante percentagem do passe desportivo detido pelo Barcelona. Penso que o meu clube tomou a decisão acertada. Trincão renasceu no Sporting, sendo um dos jogadores mais influentes da equipa. A decisão já anunciada de não vender mais nenhum dos jogadores titulares, é crucial para os objectivos desportivos do clube. O Sporting, com esta equipa, tem qualidade para disputar todos os títulos internos, e ter uma presença de boa qualidade na Liga dos Campeões. Até ao final do período de transferências irá tentar valorizar o plantel com a entrada de dois extremos, e colocar alguns jogadores com quem Rui Borges não conta.
3 - Jogamos hoje com o Arouca que na época anterior nos fez a vida difícil. Cuidado porque as surpresas estão ao virar da esquina.
4 - Morreu Joaquim Oliveira, que nas últimas décadas marcou e muito o futebol português. Condolências à família e amigos.
Até para a semana.