O JOGO DO LEÃO - Opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
O Sporting tem um mês de Abril de alta intensidade e sem margem para errar; 8 jogos em 30 dias (6 destes jogos serão para a liga portuguesa e os outros 2 para a Liga Europa).
Rúben Amorim acredita que a equipa pode chegar aos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões, mas Porto e Braga têm de perder pontos e o Sporting tem que ganhar todos os jogos até ao final da competição.
Portanto, não há margem para errar. O Sporting tem que manter um nível exibicional alto e ganhar. Não serve de nada jogar bem e perder; é preferível jogar mal e ganhar.
O intervalo médio entre jogos não chega a 4 dias, com um intervalo de recuperação relativamente baixo. Pensava eu que a Liga de futebol tinha implementado medidas de protecção para as equipas que disputam as competições europeias! Este calendário não mostra que existam tais medidas.
A gestão física de Morita e Ugarte, jogadores nucleares do meio-campo, será fundamental para o sucesso do Sporting nas duas competições, neste mês de Abril.
A aposta de Rúben Amorim em jovens jogadores da formação, jogando ou sendo simplesmente convocados, será com certeza uma vantagem para o futuro competitivo do Sporting. A convocatória de Afonso Moreira para o jogo com Santa Clara, é um exemplo dessa aposta. No presente, tal aposta terá que ser gerida com muito cuidado, pois estes jovens submetidos a grande pressão competitiva poderão ceder e cometer erros fatais para a equipa.
O penálti cometido por Mateus Fernandes no jogo com o Marítimo é um exemplo do que acabei de escrever.
Portugal fez um jogo competente com o Luxemburgo. Embora o resultado tenha sido superior ao verificado com o Liechtenstein, a exibição não foi muito melhor. O Luxemburgo tem melhores executantes e melhor equipa, e demonstrou-o nos primeiros 20 minutos da 2ª parte.
Não foi propriamente um regalo para a vista ver a pressão a que Portugal foi submetido nesse período e a forma como jogou.
Com mais tempo de trabalho e sobretudo com adversários de outra valia, ficará mais claro o potencial deste treinador e desta Seleção.
Fala-se que Pedro Pichardo estará a caminho do Sporting. Se acontecer, seja bem-vindo.
Eu também gosto muito de saber que são batidos recordes de assistência num jogo de futebol feminino, sobretudo se for para ver o meu Sporting ganhar, como aconteceu no recente Benfica-Sporting no Estádio da Luz.
Até para a semana.