O JOGO DO LEÃO - Uma opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
Finalmente a época começou. Acabaram os jogos a feijões. Agora todos os jogos contam, independentemente da competição para a qual sejam disputados. O Sporting começou francamente melhor do que na época transacta; dois jogos, duas vitórias suadas. O jogo com o Vizela, que tudo indicava seria uma partida ganha tal a superioridade demonstrada na 1.ª parte, transformou-se num problema complicado e de resultado incerto, tal o apagão que o Sporting sofreu na 2.ª parte.
Já defendi que o protocolo do VAR deveria prever na colocação das linhas fora de jogo uma margem de 15 centímetros
Para o simples adepto é muito difícil entender o contraste exibicional entre as duas metades do jogo. Passou de um Sporting mandão a querer resolver a partida rapidamente para um Sporting passivo, entregando a iniciativa ao adversário que, com muito mérito, aproveitou a oferta. Salvámo-nos em cima do apito final. Ficou clara a necessidade de um jogador no meio-campo com poder de choque e recuperação da bola.
O jogo com o Casa Pia foi diferente mas também ele difícil. Um golo irregular de Paulinho pôs o Sporting na frente do marcador. Este golo foi, como não podia deixar de ser, um dos temas da semana. Quantos golos como este (um fora-de-jogo de apenas nove cm) terão sido validados durante dezenas de anos, porque a irregularidade era indetectável a olho nu ? Já defendi e continuo a defender que o protocolo do VAR deveria prever na colocação das linhas de fora de jogo uma margem de 15 centímetros, por excesso ou por defeito, que privilegiasse quem ataca. Já foram invalidados golos por fora-de-jogo de três centímetros. Isto é transformar o futebol num jogo de Playstation. Voltando ao jogo, o Sporting sofreu o empate numa boa iniciativa do Casa Pia, ainda que facilitada pela minha equipa.
Desta vez ,o empate durou três ou quatro minutos porque Paulinho voltou a marcar, colocando o Sporting na frente. Seguiram-se 30 minutos de futebol em que ambas as equipas podiam ter marcado. Duvido, e por mim falo, que algum adepto sportinguista tenha sentido que o jogo estava ganho. A entrada de Hjulmand ajudou a estabilizar o meio-campo e penso que este jogador irá ser muito útil ao Sporting. Já Paulinho está de pé quente e espero que assim se mantenha.
A avaliar pelos resultados dos três grandes e do Braga nestas duas primeiras jornadas vão acontecer muitas surpresas neste campeonato. Segue-se o Famalicão que tem sido, invariavelmente, um problema para as minhas cores. Espero um bom jogo com uma vitória leonina.
Até para a semana.