O JOGO DO LEÃO - Uma opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
Continua a saga do Sporting. Desta vez, foi a eliminação da Taça de Portugal na III eliminatória perante o Varzim.
O Sporting tem que atingir os lugares de acesso à Liga dos Campeões antes do interregno no campeonato
As equipas que defrontam o Sporting já perceberam o seu esquema táctico e encontram forma de o contrariar. Defesas compactas com muita gente atrás da linha da bola, criando grandes dificuldades de penetração a quem ataca, com saídas rápidas em contra-ataque têm sido um verdadeiro quebra-cabeças. O Sporting não tem tido arte, engenho, nem paciência para contrariar esta postura das equipas adversárias. E quando consegue criar situações de golo, a ineficácia tem sido gritante.
Outro dos momentos de jogo em que a fragilidade tem sido notória são as situações de "bola parada". A falta de estabilidade na composição do sector defensivo , com sucessivas lesões , explica em parte esta fragilidade mas não explica tudo. Uma cobertura de meio-campo menos eficaz ajuda a perceber que uma das "armas" mais fortes do Sporting na era Amorim - a solidez defensiva -, esteja a ser tão abalada. O Sporting tem que ter mais flexibilidade táctica e mais chama na procura do golo.
A recuperação é urgente, a começar pelo jogo com o Casa Pia, realizado depois desta crónica ter sido escrita. O Sporting tem que atingir os lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima época antes do interregno do campeonato, sob pena de ver hipotecada toda a estratégia financeira e desportiva no curto e médio prazo.
VAMOS SPORTING !!!
As últimas notícias a envolver Cristiano Ronaldo são lamentáveis. A não ser que existam factos que desconheço, o rombo na sua imagem é gigantesco. É difícil de entender que um jogador com seu prestígio se deixe arrastar para uma situação em que é questionado publicamente o seu profissionalismo e vê a sua aura empalidecer de forma surpreendente. Infelizmente, no futebol há escassa gestão de carreiras, mas em contrapartida, há muita gestão de carteiras e vaidades.
Até para a semana.