O JOGO DO LEÃO - Uma opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
O Sporting desta época continua a proporcionar-nos emoções fortes.
O jogo com o Casa Pia foi mais do mesmo - domínio intenso e a ineficácia que tem caracterizado o jogo do Sporting na presente época. Três saídas rápidas e um golo para o Casa Pia. O resultado ao intervalo, favorável aos "Gansos", fez-me temer o pior, ou seja, íamos assistir a um filme idêntico ao jogo com o Chaves. Felizmente, tal não aconteceu. Uma segunda parte de bom nível deu uma vitória merecida ao Sporting. Paulinho foi um dos homens do jogo, não só pelo golo marcado, mas também por aquilo que faz a equipa jogar.
O Jogo com o Tottenham teve fases distintas.
Uma primeira parte em que o Sporting fez um jogo equilibrado, beneficiando das melhores oportunidades de golo e marcando com justiça por Edwards. A equipa esteve serena, bem comandada por Coates , com Morita e Ugarte em muito bom nível . Não repetimos os erros incríveis, cometidos nos jogos com o Marselha. Convenhamos que jogar com 11 jogadores e sobretudo acabar com o mesmo número, torna tudo mais fácil. Rúben Amorim acentuou esse facto ao declarar que só queria acabar com 11 jogadores em campo A segunda parte foi de completo sofrimento. O Tottenham regressou com outra disposição e o Sporting defendeu muito, e quase sempre bem. Adán, com exibição de grande nível, sofre um golo em que me pareceu mal batido. "No melhor pano cai a nódoa". Não sei se existe falta ou não, mas Adán podia e devia ter feito melhor.
Contrastando com a pressão a que foi submetido, o Sporting teve a suprema oportunidade de matar o jogo imediatamente antes de sofrer um golo. Nazinho falha de baliza aberta e teria praticamente resolvido a contenda. É o preço da juventude e inexperiência que Rúben Amorim não teme ao lançar estes jovens (Matheus Fernandes incluído) em jogos deste nível, mas que às vezes se paga caro. Foi um final de jogo em que o Sporting foi do inferno não direi ao paraíso, mas quase, com o 2º segundo golo invalidado pelo VAR ao Tottenham. Este resultado abre a porta ao apuramento para a fase seguinte, embora eu receie sempre a expressão "o empate basta". O Sporting depende de si próprio para chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões pela segunda vez consecutiva, mas tem que jogar para ganhar.
Até para a semana.