O JOGO DO LEÃO - Um artigo de opinião de Manuel Moura dos Santos.
Corpo do artigo
O efeito ioiô instalou-se no Sporting esta época. A equipa é capaz do melhor, como se viu no jogo com o Braga para a Taça da Liga, e do pior, como se viu no jogo com o Marítimo no domingo passado.
Escrevi na última crónica que o momento que a equipa madeirense atravessava não era de fiar, e tinha razão.
Uma primeira parte muito fraca, com um Marítimo muito pressionante, impedindo o Sporting de sair a jogar, perdendo muitas bolas e criando algumas dificuldades junto à nossa baliza. Uma segunda parte mais dominadora mas sem situações de golo claras. Equipa que não remata à baliza não marca golos e não vence jogos. Um penálti infantil (Mateus Fernandes ainda não está pronto) ditou o resultado do jogo favorável ao Marítimo.
Até pode ter havido (e eu acho que houve) um penálti não assinalado favorável ao Sporting, que não foi por isso que a minha equipa perdeu. Perdemos porque jogámos muito mal. O número de derrotas, a jogar fora de casa, esta época, é desconcertante. Apenas a derrota com o Porto é aceitável. Todas as outras revelam uma fragilidade difícil de entender.
Vem aí o jogo com o Benfica no Estádio da Luz. Com este registo nos jogos fora... Se o Sporting não resolver o problema do controlo do meio-campo, vai ser muito difícil conseguir um resultado positivo contra o Benfica. A vitória é importante e decisiva para o Sporting, para o Benfica nem tanto. A pressão vai estar sobre o Sporting, pois neste momento já não se trata de chegar ao título, mas sim de atingir os lugares de acesso à Liga dos Campeões. Este objectivo é vital para o clube e para as suas finanças. Uma vitória com o Marítimo teria permitido uma abordagem diferente a este jogo, assim...
Mais uma semana de sai ,não sai, ou talvez saia. A novela denominada "Mercado de Inverno", com a duração de um mês, continua. Os clubes com menos posses (personagens secundárias), ficam à espera que os clubes com mais posses (personagens principais), tomem as suas decisões, para os primeiros também poderem orientar as suas vidas. O guião vai sendo escrito e actualizado ao longo do mês (modernamente isto chama-se work in progress). As decisões serão tomadas nos últimos dias de mercado (últimos episódios). O final já todos conhecemos: os mais ricos ficam ainda mais ricos, os mais pobres ficam ainda mais pobres. Esta novela repete-se todos os anos no mesmo período, com evidente agrado de empresários da bola, alguns futebolistas, comunicação social, comentadores da bola e público em geral. Um sucesso!!! Até para a semana.