O comportamento irresponsável de um jogador influente como Pedro Gonçalves é inadmissível
O Jogo do Leão - Opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
O Sporting atravessa um momento difícil de explicar. Os erros individuais e as expulsões sucedem-se, deixando a equipa fragilizada em jogos que não perdoam este tipo de abébias. Desta vez foram Ricardo Esgaio e Pedro Gonçalves.
O segundo fez-se expulsar quando a equipa já estava reduzida a 10 unidades, matando qualquer possibilidade de recuperação. Este comportamento irresponsável num jogador influente como Pedro Gonçalves é inadmissível.
A insistência de Ruben Amorim em escalar Ricardo Esgaio para jogar é difícil de aceitar. O jogador está psicologicamente fragilizado e devia ser protegido não o colocando em campo. O erro infantil cometido no lance que originou o penálti e subsequente expulsão, deixaram a equipa à mercê do Marselha, que aproveitou.
Os problemas na linha defensiva da equipa com constantes lesões que impedem a estabilização do sector são um mistério. Com St. Juste à cabeça, passando por Porro, Neto e Coates, a equipa não consegue ter uma linha defensiva estável. O Sporting contratou St. Juste para ter um central a jogar do lado esquerdo da defesa no esquemas de 3 centrais. Quando é que isso aconteceu?
O Sporting deveria ter conquistado pelo menos 2 pontos nos jogos com os franceses, e estaria numa situação completamente diferente no seu grupo da Liga dos Campeões. Assim, a pressão vai aumentar e as perspectivas não são nada animadoras.
O descontrole emocional que a equipa exibe não é fácil de explicar. A experiência da época anterior deixava antever outra abordagem a jogos desta dificuldade. Tal não está a acontecer e o Sporting corre o risco de nem sequer se apurar para a Liga Europa.
Vamos ter esperança que Ruben Amorim consegue "dar a volta" a esta situação e projectar a equipa para patamares mais aceitáveis.
O imbróglio que envolve Fernando Santos e a Federação Portuguesa de Futebol, no que concerne ao recebimento dos seus honorários, é próprio dum País onde o chico-espertismo é prática dominante. Nenhum dos envolvidos "fica bem na fotografia". Consequências ? Provavelmente nenhumas !!! Vivemos num País onde o Povo "come e cala" , "paga e não bufa".