O JOGO DO LEÃO - Manuel Moura dos Santos.
Corpo do artigo
O Sporting joga hoje com o Benfica, com a obrigação de vencer, se quiser manter uma réstia de esperança no que concerne ao apuramento para a Liga dos Campeões.
O empate do Braga no Bessa abriu esta janela de oportunidade. Qualquer resultado que não seja uma vitória será uma derrota. Bem sei que na última jornada o Braga terá uma tarefa mais fácil, pois receberá um Paços Ferreira já despromovido.
Não sei se teremos um PF desinibido e ambicioso, sem nada a perder e a jogar o jogo pelo jogo; ou um PF triste e abatido pela despromoção, a jogar retraído e sem ambição. Este exercício de especulação só fará sentido se o Sporting, hoje, vencer o Benfica em Alvalade.
O árbitro nomeado, João Pinheiro, é anti-Sporting. O seu historial recente em jogos do Sporting com o Porto não deixa dúvidas. Na época passada, no jogo com o Porto nas Antas, impediu-nos de chegar à vitória e lutar pelo título de campeões. Esta época, igualmente, impediu-nos de lutar pela vitória na final da Taça da Liga. Com este senhor em campo apetece-me dizer que o Benfica joga com mais um. Veremos...
Independentemente do árbitro, o Sporting tem que fazer a sua parte, que é jogar com a ambição de ganhar até ao último milionésimo de segundo. Será um jogo entre as duas equipas que melhor futebol jogam em Portugal. O Benfica, ao contrário do Sporting, não tem nada a perder, o que faz dela uma equipa muito perigosa. Rúben Amorim sabe que esta será a derradeira chance de lutar por um lugar na Champions. Todos os sportinguistas esperam que ele monte uma equipa experiente e ambiciosa para lutar pela vitória. Não há lugar para experiências com jovens jogadores como Chermiti, demasiado ingénuo para jogos com esta pressão.
Manuel Fernandes será homenageado, dando o pontapé de saída neste jogo. Homenagem mais do que merecida para uma das maiores referências da história do Sporting que tantos momentos de glória viveu em jogos com o grande rival Benfica.
Mourinho atinge a sua nona final europeia, chegando à final da Liga Europa da presente época. É obra!!!
Gostando-se ou não do estilo e da forma como aborda o jogo, Mourinho é uma referência para o futebol e ficará na história da modalidade como um dos mais bem sucedidos treinadores de sempre. Parabéns.
Até para a semana.