O JOGO DO LEÃO - Um artigo de opinião de Manuel Moura dos Santos.
Corpo do artigo
O Sporting realizou a melhor exibição desta época em Turim, com a Juventus. Foi uma exibição a raiar a excelência, sobretudo na primeira parte, quando teve um domínio enorme do jogo e criou as melhores as oportunidades de golo.
A dada altura terá perpassado por muitos espectadores a ideia de questionarem: afinal, quem está a jogar em casa?
A lesão de St. Juste, a fazer uma belíssima exibição, no final da primeira metade, foi um golpe que não merecíamos. Ficará para sempre a dúvida do que poderia ter sido este jogo com a experiência de Paulinho e a consistência de Ugarte. Embora a equipa tenha tido períodos em que foi enorme, a presença dos dois teria dado mais poder no meio-campo e no ataque.
Na segunda parte, a Juventus entrou forte, mas o Sporting equilibrou e voltou a ter o domínio do jogo. Após sofrer o golo, só deu Sporting, que falhou ocasiões de bradar aos céus. Sem querer ser injusto com os outros jogadores, não posso deixar de referir Morita, um monstro pelo que fez e não deixou Rabiot fazer. O único que esteve abaixo do que pode fazer foi Edwards, perdendo muitas vezes a bola e o timing de a soltar por excesso de individualismo. Assim, não!
A eficácia continua a ser o grande problema deste Sporting. Criar cinco ou seis oportunidades de golo e não concretizar nenhuma não é admissível a este nível, como aliás se viu. Quem não marca sofre. Adán falhou, é verdade, mas também falharam os que tiveram oportunidade de marcar e não conseguiram fazê-lo. Não vale a pena crucificar o guarda-redes espanhol, pois estamos nesta fase da competição muito graças a ele. A Juve mostrou que um grupo de grandes jogadores não faz uma grande equipa. Mas não nos iludamos, a Juventus que virá a Alvalade já trará jogadores chave com outro ritmo, como Pogba e Chiesa. Vêm como gostam, com vantagem na eliminatória, cinicamente à espera dos possíveis descuidos do Sporting. Teremos que ser muito consistentes e pacientes na procura do golo que nos dê pelo menos o empate na eliminatória.
Com Ugarte e espero que com Paulinho, o Sporting poderá apresentar a sua melhor equipa, e disputar a eliminatória com este gigante europeu. Antes disso temos o Arouca, a fazer um excelente campeonato. É fundamental mudar o chip e perceber que não podemos perder mais pontos para os nossos adversários directos. O Sporting tem que ganhar este jogo.
Até para a semana.