O JOGO DO LEÃO - Opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
Terminou esta malfadada época para o Sporting. Não vai deixar saudades.
Não fomos sequer capazes de chegar ao objectivo mínimo de disputar a Liga dos Campeões da próxima época.
Foi de facto uma época decepcionante a todos os níveis. Eliminados precocemente da Taça de Portugal; derrotados na final da Taça da Liga, com a prestimosa ajuda de João Pinheiro; eliminados nos "quartos" da Liga Europa, em que não basta jogar melhor numa competição em que a experiência é fundamental.
Deixo para o final a 1ª liga, onde a inconsistência na 1ª volta foi fatal. A primeira metade do campeonato foi de facto muito má. Derrotas ou empates inesperados afastaram muito cedo o Sporting da luta pelo título. Uma segunda volta mais consentânea com a dimensão e historial do clube entreabriram as portas da "Champions". Empates com Gil Vicente, Arouca e Benfica deitaram tudo a perder.
O jogo com o Benfica em Alvalade é a imagem do Sporting desta época; primeira parte de grande nível, chegando ao 2-0; segunda parte muito má, consentindo o empate. O duo anti-Sporting João Pinheiro/Hugo Miguel lá deu a sua ajuda para que o resultado final fosse consentâneo com os interesses do Benfica. A generalidade dos comentadores de arbitragem considerara que o segundo golo de Benfica foi irregular; só João Pinheiro e Hugo Miguel acharam que não. João Pinheiro é a "Besta Negra" do Sporting. Ainda assim, e apesar de João Pinheiro, o Sporting não pode fazer um segundo tempo tão fraco.
Vem aí a próxima época. Época muito difícil onde só o primeiro classificado terá entrada directa na Liga dos Campeões 24/25.
O Sporting sem a receita da LC parte logo em desvantagem. Vai ter que vender. Espero que não tenha que vender muito para que a diferença para os principais adversários não seja ainda mais acentuada. Fala-se em Manuel Ugarte. Espero que fique por aí.
O Benfica é Campeão Nacional. Equipa que acaba em primeiro lugar é sempre um justo vencedor.
João Almeida, tudo indica, acabará a Volta à Itália no terceiro lugar do pódio. Português, só Joaquim Agostinho conseguiu tal feito numa grande volta. Parabéns João Almeida.
Até para a semana.