O JOGO DO LEÃO - Uma opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
O Sporting regressou às vitórias, defrontando uma equipa que estará na fase de grupos da Liga dos Campeões desta época, a Real Sociedad. Rúben Amorim regressou ao sistema de jogo em que o Sporting tem jogado no seu consulado, o 3x4x3. Foi uma vitória concludente e o melhor jogo do Sporting nesta pré-época. Com uma formação próxima da que jogará o desafio de abertura da I Liga, vi uma equipa com boas dinâmicas e com uma capacidade física apreciável durante os 90 minutos. Eficácia apreciável no aproveitamento das situações de golo criadas marcaram a diferença em relação ao jogo com o Genk.
Gyokeres apresentou-se aos sportinguistas com uma boa exibição. Marcou, mostrou boa capacidade física e discernimento com a bola nos pés. Joga bem de costas para a baliza, ganhando a maioria dos lances ao adversário que o marcava. Penso que está encontrada a dupla de avançados que fará a maioria dos jogos do Sporting em 2023/24: Paulinho e Gyokeres. O Sporting passa a ter dois jogadores com capacidade para ganhar bolas na frente de ataque e abrir espaços para entrada de outros nas zonas de golo. Edwards, que acompanhou estes dois jogadores no sector atacante, esteve muito apagado, perdendo com frequência o timing para soltar a bola, frustrando ataques prometedores da equipa.
Não entendo e espero que não se concretize a saída de Paulinho do Sporting. É um jogador muito importante para a equipa, pela capacidade que tem de ganhar bolas na frente e pressionar com eficácia as saídas de bola do adversário.
Bem sei que o Filme "A Duna: Parte Dois" só estreia no final de Novembro. Até lá, temos uma versão alternativa em que a especiaria não é a Mélange mas os Petrodólares. Esta saga alternativa tem condições de existência porventura mais prometedoras que o original. Todos os dias há notícias de que mais um craque abandona o futebol europeu para ingressar numa equipa saudita. O limite para esta época são oito estrangeiros em campo por equipa. Das duas uma: ou mudam as regras e passam a jogar 11 estrangeiros em simultâneo, ou mantêm os oito e os sauditas, a jogar ou no banco, assimilam o talento dos estrangeiros por osmose futebolística (processo de difusão do talento em que este passa do meio em que está mais concentrado para meio em que está menos concentrado).
O original de "A Duna: Parte Dois", de acordo com a promoção, é sobre vingança. Nesta versão alternativa, veremos.
Até para a semana!