O JOGO DO LEÃO - Um artigo de opinião de Manuel Moura dos Santos.
Corpo do artigo
Facto: o Sporting foi eliminado pela Juventus.
Não interessa se foi melhor ou não no conjunto das duas mãos. Não estamos a falar dum evento de talentos, mas sim dum evento desportivo, em que vence quem marca mais golos e não quem joga melhor. A sorte, o azar, a felicidade ou infelicidade fazem parte do jogo.
Duma coisa a Juventus não tem culpa nenhuma: a ineficácia do Sporting nos dois jogos disputados. Este é um mal que se instalou em Alvalade sem fim à vista. A saloiice nacional diz que a Juventus que jogou em Alvalade parecia o Arouca!!!
Talvez parecesse, mas o realismo da ambas as equipas rendeu resultados positivos, embora de dimensões diferentes. Uma afastou o Sporting das meias-finais da Liga Europa, o outro dum lugar de acesso à Liga dos Campeões. Duvido que na Juventus alguém saiba quem é o Futebol Clube de Arouca (a fazer uma época extraordinária), nem é preciso, pois a competência no futebol não tem patente exclusiva de ninguém.
Por muito que me doa dizê-lo, o Sporting foi incompetente tanto com o Arouca como com a Juventus, com consequências que só o futuro próximo deixará mais claras.
É comum ouvir dizer que o óptimo é inimigo do bom e o óptimo.
Teria sido contar com Paulinho e St. Juste nestes jogos. Não foi possível e o bom seria substituí-los com eficácia, o que não aconteceu.
A comunicação social anti-Sporting já iniciou a tarefa de minar a comunicação que envolva qualquer assunto relativo ao meu clube.
Agora são as dúvidas sobre a permanência de Rúben Amorim à frente do Sporting. O provável afastamento da disputa da Liga dos Campeões na próxima época seria a causa próxima desse divórcio. Possíveis vendas de jogadores nucleares que equilibrem a ausência de receita provenientes da disputa da Liga dos Campeões seriam causa plausível para a saída de Rúben Amorim.
Sei que não se antevê um caminho fácil para o Sporting, mas espero que Rúben Amorim, com a capacidade de resistência que tem demonstrado, continue com os sportinguistas. Não me parece que RA seja homem para desistir quando confrontado possíveis dificuldades de percurso.
Vem aí o Vitória de Guimarães. Espero ver uma a equipa a reagir a este momento complicado com uma vitória.
Até para a semana!