O JOGO DO LEÃO - Um artigo de opinião de Manuel Moura dos Santos.
Corpo do artigo
Na semana que está a terminar, o Sporting ganhou em Chaves para a liga, eliminou o Midtjylland na Liga Europa, e num sorteio onde imperou a falta de sorte vai defrontar o Arsenal.
Vencemos em Chaves num jogo sem grandes rasgos mas competente. Apesar do vírus da ineficácia que se instalou na equipa, o Sporting ganhou com justiça.
Na Dinamarca fizemos aquilo que devíamos ter feito em Alvalade. O Midtjylland é uma equipa muito frágil, e mais frágil ficou depois da expulsão do jogador brasileiro Paulinho. Estas equipas só são um problema quando a equipa mais poderosa é parte do problema, jogando pouco futebol. O Sporting teve sempre o domínio do jogo e ganhou justamente.
O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa foi o que foi. Sabíamos que as equipas mais poderosas presentes na competição estavam do nosso lado do quadro, excepto o Arsenal! E foi precisamente esse que nos tocou!!! É óbvio que o Arsenal é favorito, e que o meu clube terá que lutar muito para vislumbrar uma hipótese de vencer esta eliminatória. E já agora ter alguma sorte. Vamos jogar com o 1º classificado da liga inglesa (a melhor liga do mundo) e que está a realizar uma época surpreendente. Está tudo dito!
A leitura da sentença do processo E-Toupeira é tão patética que se torna difícil comentar. Ingenuamente, pensava eu, o acesso por meios ilegais a um sítio (site) do Estado português deveria ser punido com prisão imediata. Enganei-me!!! Em Portugal, o crime compensa. Posso estar muito enganado, mas estes dois senhores (Paulo Gonçalves e José Augusto Silva), ainda vão acabar condecorados num 10 de Junho qualquer que está para vir.
A semana, fazendo jus ao Carnaval, foi preenchida com o possível envolvimento do Benfica na compra de resultados, corrupção ,branqueamento de capitais, etc, na época de 2017/18. A coincidência entre a divulgação destas noticias e o período do Carnaval é óbvia: no Carnaval ninguém leva a mal. A edição online do El Mundo de sexta publicava uma noticia com este título: "Barça, City, Juventus y ahora Benfica... la corrupción vicia las ligas europeas". O que o jornalista espanhol desconhece é que isto é Portugal. A justiça em Portugal tem nuances que os "camones" não dominam. A avaliar pela leitura da sentença do processo E-Toupeira, ainda acabam a retirar o titulo dessa época ao Porto e a entregá-lo ao Benfica!