Desde quando um dirigente trata o árbitro por "tu" como se fossem amigalhaços da sueca?
O JOGO DO LEÃO - Opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
O Sporting desta época é um autêntico ioiô. Passou de uma exibição convincente com o Sporting de Braga, para uma exibição muito fraca com o Rio Ave, em que se salvou a vitória. Vamos ter que conviver com esta realidade toda a época.
Não vou perder muito tempo com este assunto porque, de facto, há pouco de positivo para dizer sobre este jogo. Jogamos com o Porto hoje e, a prosseguir esta tendência, vamos ter um Sporting + neste jogo. É um jogo decisivo para o Sporting, se quer alimentar alguma esperança na conquista de um lugar de entrada directa na liga dos campeões. A vitória é fulcral para as ambições do Sporting, por muito que isso beneficie o Benfica.
O árbitro será o inevitável Artur Soares Dias, capaz do melhor e do pior. Vamos esperar que se jogue futebol e que a arbitragem se cinja às regras do jogo, sem intervenções que desvirtuem o seu resultado.
Paulinho estará disponível para disputar este jogo. As regras criadas pelos clubes criaram alçapões que permitem este tipo de expedientes. Sabendo como funciona o futebol português, suspeito que tais regras foram deliberadamente criadas para produzirem estes efeitos. O Sporting apenas aproveita o facto das ditas regras entrarem em conflito com normas legais gerais do País.
A comunicação social divulgou um vídeo onde se pode ver e ouvir Rui Costa a dirigir-se ao árbitro Tiago Martins, após o jogo Braga-Benfica, para a Taça de Portugal. Pelos vistos, no nosso futebol reina o "tu cá tu lá pontapé na cabeça". Desde quando um dirigente dum clube (seja presidente ou não) trata o árbitro por "tu" como se fossem amigalhaços da sueca? Pelos vistos, desde sempre.
Ouvi dizer muitas vezes que o "rugby" é um jogo de labregos jogado por cavalheiros e que o futebol é um jogo de cavalheiros jogado por labregos. Será?
Quais são as regras criadas pelos clubes que permitem que os árbitros fiquem à mercê dos dirigentes que os confrontam após o jogo, desagradados com a sua arbitragem? O mais surpreendente é que partiu do Benfica, em 2017, a proposta que previa a perda de pontos por críticas aos árbitros!!! Pelos vistos, os valores no futebol são meramente instrumentais. Existem ou não dependendo do alvo, do timing e dos interesses em causa.
Até para a semana.