Contra o Sporting, o Eintracht Frankfurt teve no árbitro um poderoso "amigo"
O JOGO DO LEÃO - Opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
O Sporting foi afastado da Liga dos Campeões. E digo foi afastado porque o Eintracht Frankfurt teve no árbitro esloveno Slavko Vincic um poderoso "Amigo". Não é preciso ser um expert em geografia para saber e perceber que a Eslovénia está muito mais "próxima" da Alemanha do que de Portugal.
Não é a 1ª vez que um árbitro do leste da Europa beneficia uma equipa alemã num jogo com o Sporting. Basta lembrar a escandalosa arbitragem do árbitro Russo Sergei Karasev no jogo com o Schalke 04, na Alemanha, na Liga dos Campeões de 2014/15. Equipa alemã, patrocinador russo (Gazprom), árbitro russo..., está tudo dito.
Não li uma só opinião sobre a actuação do árbitro que não considere a marcação do penálti contra o Sporting um erro grosseiro e imperdoável. Apesar de existir o VAR para escrutinar estes lances, o penálti foi marcado, o que me leva a pensar que a decisão foi deliberadamente tomada com a intenção de beneficiar o Eintracht. Dentro da mesma linha de actuação foi perdoada a expulsão de Kristijan Jakić. Este árbitro e equipa do VAR deviam ser investigados.
Estes últimos anos mostraram o tráfico de influências e corrupção que grassam no futebol europeu e mundial. O Mundial do Qatar é o exemplo mais recente. Tudo indica que este fenómeno se irá agravar e "prosperar" em benefício dos muitos meliantes que andam no futebol.
Vou agora falar das culpas próprias do Sporting.
Os dois jogos com o Marselha foram desastrosos. Os franceses só ganharam ao Sporting. Tínhamos a obrigação de ter feito melhor. No jogo com os alemães tínhamos que defender a qualificação com unhas e dentes. Em vantagem no marcador ao intervalo, o Sporting tinha a obrigação de ter tido uma abordagem diferente ao jogo na 2ª parte. Foram 45 minutos muito fracos. Rúben Amorim não está isento de culpas. Sem Morita e com Ugarte em dificuldades físicas, o treinador do Sporting deveria ter trancado o meio-campo para impedir o assalto dos alemães à nossa baliza. A teimosia dele pode prejudicá-lo, mas sobretudo prejudica gravemente as finanças do clube.
Declarar após o jogo que a época está praticamente perdida, não me parece muito sensato. Com que espírito vai encarar o plantel os restantes 2/3 da Liga, o play-off da Liga Europa ou a Taça da Liga? Enfim, a esperança é a ultima a morrer. Vamos esperar que a equipa reaja já no próximo jogo com uma exibição convincente.
Até para a semana.