O JOGO DO LEÃO - Uma opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
Inicio hoje a minha colaboração com o Jornal O Jogo, que espero seja suficientemente interessante para todos os leitores do jornal, especialmente os sportinguistas.
As equipas portuguesas iniciaram esta semana o seu percurso nas competições europeias com assinalável sucesso, que passarei a comentar individualmente.
Sporting
A minha equipa deslocou-se à Alemanha para defrontar o Eintracht Frankfurt. Com um historial pouco simpático no que concerne a confrontos com equipas alemãs, o Sporting, se a História ganhasse jogos, entrava praticamente derrotado! Felizmente tal não aconteceu... Os primeiros 45 minutos deixaram sensações mistas. Um jogo equilibrado com poucas ocasiões de golo e muitos passes falhados. Erros individuais que costumam ser fatais e uma pontinha de sorte levaram o jogo para o intervalo empatado.
Rúben Amorim tinha dito na véspera que a equipa tinha que ter bola para travar os alemães e impedir que o jogo "se partisse". Na segunda parte tivemos outro jogo. Surpreendentemente, o jogo partiu mas para o lado dos alemães. Muito espaço nas costas da defesa e no meio-campo, deixaram o Frankfurt à mercê do Sporting, que aproveitou a "oferta" para marcar três golos, ganhar o encontro e conquistar a sua primeira vitória na Alemanha. Ganhar fora de casa é importante para alimentar a aspiração de passar à próxima fase da competição.
Benfica
Fez a sua obrigação, que era ganhar à equipa com menos curriculum da competição. Sem fazer um jogo brilhante perante uma equipa com pouco futebol, o Benfica ganhou justamente.
FC Porto
O FC Porto fez um grande jogo em Madrid perante uma equipa com um formidável plantel mas com "pouca equipa". Especialmente na segunda parte, o FC Porto teve mais do que uma ocasião para "matar" o jogo. Nem as trapalhadas de Taremi invalidam a ideia de que o FC Porto foi mal batido em Madrid. A fortuna de Simeone é o azar que persegue Sérgio Conceição nos confrontos com o Atlético de Madrid.
Sporting de Braga
Não vi o jogo, mas o feedback recebido é muito positivo. O Braga começa bem, e os últimos anos têm sido pautados pela competência. Jornada positiva para equipas portuguesas com os pontos conquistados para o coeficiente da UEFA a serem muito importantes no confronto com os holandeses.