O JOGO DO LEÃO - Um artigo de opinião de Manuel Moura dos Santos.
Corpo do artigo
Factos e confirmações, poucos. Previsões, especulações, sugestões e outros tantos ões, muitos.
A época terminou e com ela as competições oficiais de futebol. É necessário continuar a alimentar a comunicação social, independentemente daquilo que é escrito e falado ter correspondência com a realidade.
Todos os dias aparecem nomes que interessam a este ou aquele clube, sem que se saiba se a notícia tem alguma veracidade.
Há uns dias, em conversa com um dirigente dum clube de topo, ele dizia que mais de 90% dos nomes que são referidos são fruto da imaginação jornalística. É a "silly season" do futebol.
Em relação ao meu clube, o único facto confirmado é que Ugarte não jogará no Sporting na próxima época. A saída só será confirmada a partir de 1 de Julho, por razões que pouco me interessam e que se prendem com interesses do clube comprador. Em três semanas tudo pode acontecer. Veremos como acaba.
Uma coisa eu sei, o Sporting precisa de um jogador para a posição de Ugarte que ofereça, pelo menos potencialmente, as garantias que este deu enquanto jogou no meu clube. Não será fácil, mas acredito que tanto Frederico Varandas, como Hugo Viana e Rúben Amorim encontrarão uma solução de qualidade que se enquadre nas necessidades da equipa e prestígio do Sporting.
Na minha opinião, a principal tarefa deste trio é manter a estrutura da equipa e refiro-me a Adan , Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Morita, Pedro Gonçalves, Trincão, Edwards e Paulinho.
Assegurado este objectivo, encontrar então, um avançado, um defesa direito e um médio que façam a diferença.
Até final de Julho, muita tinta e muito sound bite vão correr, infelizmente.
Se as instituições que dirigem o futebol, interna e externamente, estivessem preocupadas com os clubes e com a estabilidade das competições, o período de transferências terminava com o início das competições. Mas pelos vistos o que interessa é o negócio, em que os clubes financeiramente mais poderosos fazem valer a sua vontade. O fair-play financeiro é uma "treta", porque os grandes clubes têm mil e uma maneiras de lhe dar a volta.
O Sporting começou bem a defesa do título de futsal com uma vitória sobre o Benfica por 5-1. Vamos leões!!!
Externalizar a gestão da arbitragem nas competições profissionais ? Não acredito. O controlo da arbitragem é ,para muita gente, demasiado importante para ser perdida.
Até para a semana!