Vuelta: Groves ganha em Ourém, Van Aert é o novo líder e Almeida mantém 10.º lugar
Segunda etapa da Volta a Espanha deu a camisola vermelha à Visma-Lease a Bike. João Almeida mantém o 10.º lugar da geral
Corpo do artigo
Kaden Groves, australiano de 25 anos da Alpecin-Deceuninck, venceu em Ourém a segunda etapa da Volta a Espanha, batendo Wout van Aert ao sprint, mas com o belga da Visma-Lease a Bike a tirar a camisola vermelha de líder ao norte-americano Brandon McNulty, graças às bonificações.
Foi o 17.º triunfo profissional do sprinter da Alpecin, que era o favorito para o primeiro final em pelotão da Grande Volta que começou em Lisboa, estando também dentro das previsões o segundo posto do popular WVA numa corrida que tem poucos velocistas na lista de inscritos. Van Aert, ao receber os seis segundos de bonificação, passou a liderar a corrida, um prémio de consolação para a sua equipa, que perdeu um dos principais homens, Dylan van Baarle, obrigado a abandonar depois de uma queda.
A primeira tirada em linha, bastante nervosa, ficou marcada por várias quedas, uma delas de Mathias Vacek, checo que ocupava a segunda posição da geral, ao embater num dos imensos espectadores da última subida do dia.
Já na descida para a meta foi Joshua Tarling, talento da Ineos, a ficar numa queda coletiva, felizmente em zona neutralizada, pelo que não perderá tempo.
João Almeida foi o 30.º na meta de Ourém, com o mesmo tempo do vencedor, pelo que manterá a décima posição na geral. O caldense viveu um momento único na carreira, ao ser aplaudido por uma multidão durante a travessia da sua cidade.