Sprint de Tavira foi confuso e o outro campeão olímpico português, Rui Oliveira, também foi apertado
Corpo do artigo
O belga Jordi Meeus, da Red Bull-Bora, venceu a terceira etapa da 51.ª Volta ao Algarve, com 183,5 km, entre Vila Real Santo António e Tavira, mas o sprint que lhe valeu o êxito foi muito atribulado e teve até uma queda aparatosa na penúltima curva antes da reta da meta.
Iúri Leitão, português campeão olímpico de pista, foi um dos cinco ciclistas que caíram desamparados após a última rotunda da corrida, ficando bastante combalido e de imediato fora do sprint final.
Na longa reta da meta, Meeus foi o mais forte, mas na sua roda existiram encontrões e desvios de trajetória. Rui Oliveira, outro dos campeões olímpicos de pista, foi um dos prejudicados, terminando zangado em 17.º e com Alberto Dainese, italiano da Tudor que foi segundo depois de fechar a passagem ao corredor da UAE Emirates.
Em terceiro ficou o mais famoso dos velocistas que lutaram pelo triunfo, Biniam Girmay, da Intermarché.
Na classificação geral só se registou uma mudança, devido à desistência do francês Romain Bardet, que caiu. Jan Christen manteve-se de amarelo, com 4 segundos de vantagem sobre João Almeida, Laurens de Plus, da Ineos, é terceiro, a 13 segundos, e António Morgado subiu a quarto, a 20 segundos do líder, passando a estar três corredores da UAE Emirates nas quatro primeiras posições. Jonas Vingegaard, da Visma, é quinto, a 20 segundos de Christen.
Este sábado, a quarta etapa terá 175,2 km com muito sobe e desce, entre Albufeira e Faro.