Prova masculina de triatlo dos Jogos Paris'2024 foi adiada um dia devido à má qualidade da água do rio Sena, apanhando vários atletas de surpresa
Corpo do artigo
A prova individual masculina de triatlo dos Jogos Olímpicos Paris'2024, prevista para esta terça-feira, foi adiada para quarta-feira, devido à má qualidade da água do Rio Sena, onde se deve disputar o segmento de natação, anunciou a organização.
De acordo com a rádio francesa RMC Sport, vários atletas foram informados dessa decisão enquanto tomavam o pequeno-almoço e já depois de se terem levantado antes das 4h00 da madrugada - prova estava prevista para as 8h00 locais - não ficando naturalmente satisfeitos.
“Tínhamos planeado levantar-nos um pouco antes das 4h00 da manhã para fazermos a nossa rotina e prepararmo-nos para este evento. É óbvio que há um pouco de deceção e raiva por parte dos atletas, mas concentrámo-nos na adaptação. Eles voltaram para a cama para se levantarem mais tarde e fazerem o treino previsto. É uma manhã um pouco especial. A ideia é voltar a entrar num ciclo de preparação para quarta-feira", comentou Benjamin Maze, diretor técnico da Federação Francesa de Triatlo, admitindo que este adiamento foi uma surpresa para todos.
“Não fazia necessariamente parte dos planos adiar o evento por um dia. Esperamos colocar esta pequena história para trás das costas. Vamos acordar mais tarde, o que não é mau. Também vai mudar as condições luminosas”, acrescentou.
Depois de terem cancelado os dois treinos de adaptação às condições do rio, agendados para domingo e segunda-feira, a World Triathlon e os organizadores de Paris'2024 decidiram esta terça-feira reagendar a prova masculina, na qual participam os portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Batista, para quarta-feira às 10h45 locais (9h45 em Portugal).
“Infelizmente, eventos meteorológicos fora do nosso controlo, como a chuva que caiu em Paris em 26 e 27 de julho, podem alterar a qualidade da água e levar-nos a reagendar o evento por motivos sanitários. Apesar da melhoria dos níveis da qualidade da água nas últimas horas, as análises indicam que em alguns pontos do percurso de natação os valores ainda estão acima dos limites aceitáveis”, justificam.
Caso a qualidade da água não melhore, a prova de triatlo pode passar a duatlo, com a eliminação do segmento de natação.