Torneio Interassociações futsal sub-15 dá lição de desportivismo.
Corpo do artigo
Arrancou ontem o Interassociações de futsal sub-15, em S. João da Madeira, e ficou, desde logo, marcado pelo gesto de fair-play de Bruno Salgado, da AF Madeira. No jogo que opôs AF Algarve a AF Madeira, um dos atletas insulares foi derrubado em falta, nos instantes iniciais, quando seguia isolado para a baliza. "O árbitro expulsou logo o jogador que cometeu a falta. No fundo, é o que as regras dizem que deve ser feito, os árbitros estiveram bem, mas num torneio destes, acho que a arbitragem devia ter um caráter mais pedagógico", contou a O JOGO, Bruno Salgado.
Como considera que este se trata de um "torneio para captação de talentos e não de competição", o selecionador da AF Madeira deu ordem de saída a um dos seus atletas, mantendo a igualdade de atletas em confronto. "Expliquei a situação aos emus atletas no intervalo e eles perceberam", acrescentando, com bom humor: "Não sei se ficaram contentes, perdemos o jogo!". Os atletas da AF Madeira perderam por 2-1 com a congénere do Algarve e hoje voltaram a perder com a AF de Vila Real (7-3). "Só estamos a jogar para o prémio fair-play", brincou o treinador, que já leva mais de uma dezena de participações em torneios do género.
A verdade é que Bruno Salgado acabou por ser agraciado com um prémio de desportivismo, no jantar oficial do torneio, esta noite. Arménio Pinho, presidente da AF Aveiro, associação anfitriã, mostrou-lhe o Cartão Branco, que premeia o desportivismo. A entrega desta distinção foi sugerida pela FPF, representada no jantar festivo pelo vice-presidente Hermínio Loureiro, e teve a aprovação do Plano Nacional de Ética no Desporto.
O Torneio Interassociações de futsal masculino sub-15, da responsabilidade da FPF coorganizada pela AF Aveiro, arrancou na segunda-feira, no Pavilhão das Travessas, em S. João da Madeira, tem a participação de 21 associações distritais e regionais do país e termina na quinta-feira.