Se a espera até termos o Yaris Cross no mercado português ainda será longa, as novas linhas vão criar alguma expectativa.
Corpo do artigo
Está a caminho um novo SUV compacto da Toyota, o Yaris Cross, que chegará em 2021. Depois de o RAV4, que em 1994 foi revolucionário e vai na quinta geração, ter crescido, o novo Cross vai mais longe esteticamente, dentro de uma aposta clara: foi pensado para o mercado europeu, sendo produzido em França, na fábrica de Valenciennes. A Toyota conta lançar 150 mil unidades anuais, mesmo tendo rivais como Renault Captur, Dacia Duster, Volkswagen T-Roc, Peugeot 2008 e Ford Ecosport, aqui enunciados por ordem de vendas. Saindo da mesma plataforma do Yaris, o Cross tem idêntica distância entre eixos (2,560 metros), mas mede 4,180 metros (mais 240 milímetros), é mais alto 90 mm e mais largo 20 mm, ganhando em habitabilidade. Como a distância ao solo aumentou em 30 mm, a posição de condução é elevada.
O Yaris Cross vai chegar com um motor de três cilindros de 1,5 litros, que anuncia uma eficiência térmica de 40% e será associado a um motor elétrico de 59 kW. Este híbrido terá uma potência combinada de 116 cavalos, já conhecida do Yaris, sendo a maior novidade a versão com tração total inteligente. Em condições de menor aderência, como a dos dias de chuva, o sistema AWD-i entra em ação, naquela que é uma novidade no segmento.
Se a espera até termos o Yaris Cross no mercado português ainda será longa, as novas linhas vão criar alguma expectativa. "Quando iniciámos este processo, sabíamos que o estilo era a principal razão de vendas no segmento B dos SUV", explicou Lance Scott, diretor geral de design da Toyota em França.