Este domingo arranca ainda o ATP Challenger 100 Eupago Porto Open, com o qualifying a marcar o primeiro dia de competição
Corpo do artigo
Gastão Elias garantiu este sábado a presença na final de singulares do Eupago Porto Open sem precisar de entrar em court, depois de Laurent Lokoli ter desistido devido a um torcicolo.
O tenista português, número 318 do ranking ATP, apura-se assim para a segunda final de 2025, ambas em torneios ITF M25 organizados em Portugal. Campeão em fevereiro em Vila Real de Santo António, o jogador da Lourinhã tenta agora tornar-se o primeiro português a vencer duas edições da prova mais antiga da cidade do Porto, organizada pela Associação de Ténis do Porto com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis.
O adversário na final será Lucas Poullain, francês de 29 anos e 387.º ATP, que derrotou o italiano Luca Potenza por 6-3 e 7-5 no único encontro de singulares do dia. O encontro decisivo, marcado para as 11 horas de domingo, será o terceiro entre Elias e Poullain. Cada um venceu uma vez, em duelos disputados em Vale do Lobo em 2021.
Nos pares, Francisco Rocha e Tiago Silva não conseguiram repetir o título conquistado na semana passada em Castelo Branco. A dupla portuguesa perdeu por 6-3, 6-7(9) e 10-7 frente ao espanhol Ignasi Forcano e ao italiano Leonardo Rossi, apesar de ter salvo três match points no segundo set.
Este domingo arranca ainda o ATP Challenger 100 Eupago Porto Open, com o qualifying a marcar o primeiro dia de competição. A prova principal será liderada por Jaime Faria (119.º) e Henrique Rocha (177.º), ambos entre os cabeças de série.