Tóquio'2020: Lisboa recebe prova que apura três estafetas mistas do triatlo
João Pereira, João Silva, Gabriela Ribeiro e Melanie Santos formam a seleção portuguesa
Corpo do artigo
Lisboa vai receber a 21 de maio o evento que decidirá as últimas três estafetas mistas de triatlo a apurarem-se para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, que se juntam às primeiras sete já qualificadas, via ranking.
João Pereira, João Silva, Gabriela Ribeiro e Melanie Santos compõem a formação portuguesa em busca de uma vaga direta na competição, que vai estrear-se nos Jogos Olímpicos em 31 de julho.
Cada equipa é composta por quatro triatletas (dois femininos e dois masculinos), com cada elemento a ter de completar um triatlo 'sprint' com 300 metros de natação, oito quilómetros de ciclismo e dois quilómetros de corrida.
Além de ser o único evento mundial que apura diretamente equipas de estafetas mistas, a competição lusa vai permitir também a qualificação de atletas para a prova individual.
Este evento antecede a Taça do Mundo que vai decorrer no fim de semana seguinte, em 22 e 23 de maio.
Esta Taça do Mundo será ainda uma das cinco para os triatletas angariarem pontos para o ranking mundial e olímpico, qualificação que recomeça em 01 de maio e termina em 14 de junho.
"Depois de termos alcançado o nosso objetivo de reabrir a qualificação olímpica em Lisboa, juntar uma Taça do Mundo à única prova de qualificação direta para a estafeta olímpica num ano como este é uma excelente oportunidade para a modalidade crescer a nível nacional e internacional, proporcionando igualmente uma oportunidade de ouro aos triatletas nacionais de evoluírem na sua carreira desportiva", congratulou-se Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal.
O dirigente destacou o "orgulho" pela confiança demonstrada pela World Triathlon nas capacidades organizativas da federação e, no ano em que Lisboa é Capital Europeia do Desporto, considera que este evento "é absolutamente estratégico para o triatlo português".