No torneio de pares, as irmãs norte-americanas Carmen e Ivana Corley sagraram-se campeãs
Corpo do artigo
O Eupago Porto Open vai conhecer este domingo os seus campeões no Complexo Desportivo do Monte Aventino. A final de singulares opõe a checa Tereza Valentova à tailandesa Lanlana Tararudee, enquanto as irmãs americanas Carmen e Ivana Corley já garantiram o título de pares.
Seis meses depois de vencer o ITF W75 no mesmo local, Tereza Valentova (129.ª WTA) confirmou o favoritismo e garantiu um lugar na final ao derrotar a qualifier japonesa Himeno Sakatsume (280.ª) por 7-6(0) e 6-1. A jovem de 18 anos, terceira cabeça de série, precisou de um set muito exigente para ultrapassar o obstáculo e manter a invencibilidade no torneio.
Esta será a quinta final do ano e a 12.ª da carreira da campeã de Roland-Garros júnior em 2024, que luta pelo segundo título numa prova WTA 125, depois de ter conquistado em julho o torneio de Grado, em terra batida.
Do outro lado da rede estará Lanlana Tararudee (187.ª WTA), que assegurou a primeira final nesta categoria ao vencer a ex-top 50 Anna-Lena Friedsam (221.ª) com parciais de 6-3 e 6-3, num encontro que durou apenas 78 minutos. A tailandesa, semifinalista do Porto Open em 2024, mostrou uma superioridade consistente do início ao fim do jogo.
A final de singulares está marcada para as 11 horas deste domingo e promete coroar a terceira campeã da história da prova com status WTA na Invicta, sucedendo a Arantxa Sánchez-Vicario (2001) e Ángeles Montolio (2002), vencedoras das primeiras edições quando o torneio era Tier IV (equivalente aos atuais WTA 250).
No torneio de pares, as irmãs norte-americanas Carmen e Ivana Corley sagraram-se campeãs ao vencerem por 6-3 e 6-1, em 53 minutos, o par formado por En-Shuo Liang (Taiwan) e Peangtarn Plipuech (Tailândia). Após um início algo irregular, as Corley dominaram os últimos 11 dos 12 jogos finais, repetindo o triunfo que alcançaram há duas semanas no torneio de Newport, também WTA 125.
Para Carmen Corley, este foi o nono troféu da carreira, terceiro na categoria 125 e terceiro em 2025. Ivana Corley, a mais velha, conquistou o oitavo título, o segundo na mesma categoria e igualmente o terceiro do ano. Juntas, somam já sete títulos.