Tadej Pogacar conquista 14.ª etapa da Volta a França e reforça camisola amarela
Primeiro dia do pelotão nos Pirenéus serviu para esloveno alargar vantagem, contando com a ajuda de João Almeida
Corpo do artigo
Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu este sábado a 14.ª etapa da Volta a França, reforçando a liderança da geral, à frente de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que subiu a segundo, mas está mais atrasado em relação ao esloveno.
O camisola amarela passa a comandar com 1m57s de vantagem para o dinamarquês, enquanto Remco Evenepoel (Souda-Quick-Step) desceu a terceiro, a 2m22s da dianteira. João Almeida (UAE Emirates), que esteve em evidência quando assumiu a dianteira do pelotão para preparar o ataque de Adam Yates, segue em quarto, a 6m01s de “Pogi”.
Muito aguardada, a entrada do Tour nos Pirenéus, com a mítica subida ao Col du Tourmalet, teve os favoritos resguardados durante essa contagem de categoria especial e a seguinte, de segunda categoria.
Nils Politt liderou o pelotão até a aproximação a Hourquette d'Ancizan e, quando o alemão foi rendido por Marc Soler, as diferenças para a fuga, de cinco homens, tiveram a primeira diminuição drástica.
Já dentro dos últimos dez quilómetros, Ben Healy (EF-EasyPost) atacou, antecendo a movimentação de Almeida para a frente do grupo dos favoritos. O ciclista de A-dos-Francos preparou terreno para lançar Yates.
A 4,6 quilómetros do fim, quando Yates já tinha chegado a Healy, uma aceleração impressionante de Pogacar, que se juntou ao duo em menos de nada, sentenciou a etapa. Vingegaard foi atrás seguido de Remco, mas o belga só conseguiu acompanhar o nórdico por algum tempo.
Com Pogacar mais líder, o Tour prossegue este domingo nos Pirenéus, com quatro contagens de montanha de primeira categoria e uma de categoria especial a coincidir com a meta, em Plateau de Beille.