Leões venceram por 1-3, impediram o "hexa" do rival, voltaram a ser campeões seis anos depois e conseguiram uma reviravolta como não se via há 15 anos
Corpo do artigo
O Sporting, orientado por João Coelho, concretizou a sua principal ambição, vencendo na Luz e conquistando o título nacional de voleibol depois de ter perdido os dois primeiros jogos de uma final à melhor de cinco frente ao Benfica.
Os leões surpreenderam o rival com 25-21, 24-26, 23-25 e 20-25, tendo mesmo na finalíssima sido obrigados a virar o resultado, o que faz desta uma época única.
O Sporting não era campeão desde 2017/18 e travou o sexto campeonato consecutivo do Benfica, isto após ter sido batido nos dois primeiros jogos da final (ambos por 1-3). A reviravolta começou na Luz, com um triunfo pelo mesmo resultado, e ganhou real forma no passado fim de semana, com o 3-0 no Pavilhão João Rocha.
Desde 2009/10, época em que o Sporting de Espinho também perdeu os dois primeiros jogos com o Benfica e venceu os três seguintes para se sagrar campeão, que o Nacional Masculino não tinha uma reviravolta assim.
Num pavilhão da Luz bem-composto e com uma apreciável claque sportinguista, a equipa de João Coelho fechou a época tal como a abrira, na altura batendo o Benfica duas vezes, para conquistar a Taça Ibérica e a Supertaça.