A minhota Filomena Costa não ficou indiferente ao azar de Jéssica Augusto em Londres, mas diz que a escolha para a maratona do Rio"16 se faz pelos três melhores tempos. E o terceiro é dela.
Corpo do artigo
Filomena Costa, embora destacando a amizade que a une a Jéssica Augusto, afirmou ontem a O JOGO que "quem deve ir à maratona olímpica são as atletas que têm os três melhores tempos", ou seja, Sara Moreira, Dulce Félix e ela própria, ficando de fora a maratonista do Sporting, que no domingo foi afetada por uma indisposição na Maratona de Londres e teve de recorrer a uma casa de banho a meio da prova.
"O critério é claro. Se calhar ninguém poderia calcular que acontecesse o que aconteceu, mas agora alguém terá de decidir", diz Filomena, que tem como melhor tempo 2h28m00s, menos 53 segundos do que o tempo que Jéssica Augusto conseguiu em Londres. "Eu também acho que mereço ir à seleção, pois trabalhei muito para conseguir o mínimo", observa Filomena Costa, em resposta à declaração de Jéssica, que anteontem, pouco depois de ter terminado a prova londrina dissera que merecia ir à seleção olímpica. "É uma situação ingrata, pois sou amiga da Jéssica, mas agora alguém terá de decidir", refere a minhota que representa os madeirenses do Jardim da Serra.
Aliás, Sameiro Araújo, treinadora de Filomena Costa, também não tem dúvidas sobre qual deverá ser a escolha da Federação Portuguesa de Atletismo. "Segundo os critérios, vão as três atletas que dentro do período de obtenção de mínimos fizeram o melhor tempo. Assim, deverão ser selecionadas Dulce Félix, Sara Moreira e Filomena Costa", deixou claro.