Português que venceu a Taça do Japão, subindo ao top-40 mundial, vai para a equipa de Richard Carapaz e Rigoberto Uran, mas com liberdade para procurar triunfos. Contrato de um ano já assinado.
Corpo do artigo
De saída da Intermarché-Circus-Wanty, equipa belga que perdeu um patrocinador devido a uma mudança nas leis belgas e ficou sem orçamento para o manter, Rui Costa será em breve anunciado pela norte-americana EF Education-EasyPost. O contrato é de um ano e está assinado, sabe O JOGO.
O poveiro de 37 anos era um dos corredores mais desejados do mercado e recebeu várias propostas – em Espanha era dado como de regresso à Movistar –, mas optou pela equipa em que já esteve Ruben Guerreiro.
A EF Education, que possui Richard Carapaz e Rigoberto Uran como líderes, mas até tem obtido os melhores resultados com Neilson Powless e Ben Healy, precisa de corredores que garantam mais pontos no ranking mundial e está a fazer uma grande renovação. Para o ano vai reforçar-se com Markel Beloki, Lukas Nerurkar, Darren Rafferty, Jack Gray-Rootkin, Archie Ryan, Jardi Christiaan van der Lee e Harry Sweeny.
Rui Costa será o reforço mais experiente e tem a vantagem de o triunfo deste domingo na Taça do Japão o levar ao top-40 do ranking mundial, fazendo dele o terceiro homem mais pontuado da equipa norte-americana. Numa época excecional, em que somou cinco triunfos, acabou 17 vezes no top-10 e pontuou também 17 vezes para o ranking mundial, provou continuar capaz de lutar por etapas em Grandes Voltas e por lugares de topo nas restantes corridas.