Ala de 19 anos ajudou o emblema caxineiro a carimbar o passaporte para o play-off de apuramento de campeão da Liga Placard, onde irá enfrentar o Braga
Corpo do artigo
Ricardo Marques, de 19 anos, destaca-se no plantel do Caxinas, apesar de não ser o mais jovem. É considerado um produto genuíno da formação do clube de Vila do Conde, onde começou a jornada no futsal. “Foi aqui que dei os meus primeiros passos. Aprendi tudo o que sei e tornei-me no jogador e na pessoa que sou hoje graças ao Caxinas. Sempre me apoiaram e acreditaram que eu poderia tornar-me num jogador importante. Devo muito ao clube”, afirma o ala, que já vai na 13.ª temporada na equipa.
O jovem internacional português, autor de dois golos em 22 jogos pelo Caxinas na Liga Placard, esta temporada, analisa o desempenho da equipa e garante que foram alcançados os objetivos propostos pela Direção. “É uma época positiva, coletivamente e individualmente. Atingimos, e até superámos, as metas; marcámos presença nas fases mais adiantadas das Taças e agora estamos na decisão do campeão da Liga Placard. Claro que gostaríamos de ter terminado num lugar mais alto do que o sétimo, mas o mais importante é estarmos no play-off de apuramento. Individualmente, estou na minha melhor época, é aquela em que tenho jogado mais, mas também trabalho muito”, resume Ricardo.
Na próxima fase, o Caxinas já sabe que terá encontro marcado nos quartos-de-final com o Braga, emblema que terminou no segundo lugar da fase regular, mas Ricardo Marques não hesita em expressar as ambições renovadas da equipa. “Podem esperar um Caxinas muito forte e organizado, focado no coletivo. O nosso objetivo é chegar à meia-final”, sublinha o ala, avisando que o grupo caxineiro está bem preparado para enfrentar a equipa comandada por Joel Rocha, cuja valia conhece bem. “O Braga é uma equipa muito forte, que nunca desiste do jogo, e é particularmente eficaz nas bolas paradas. Dominou durante muito tempo a fase regular da Liga Placard, mas também temos os nossos pontos fortes. Precisamos de estar extremamente concentrados e no nosso melhor para triunfar”.
Conquistou o Euro sub-19
Ricardo Marques, que conta com 25 internacionalizações pelas seleções jovens de Portugal, fez parte da comitiva sub-19 que se sagrou campeã europeia em 2023, pela primeira vez, na Zatika Arena, em Porec, na Croácia, onde a Seleção venceu a Espanha por 6-2. “Representar Portugal é uma verdadeira honra para mim, algo que levo muito a sério. Sinto uma responsabilidade imensa ao vestir a camisola da nossa Seleção, ciente de que estou a representar não apenas uma equipa, mas todo um país. A vitória no Euro sub-19 foi um momento que ficará para sempre marcado na minha memória. Foi uma conquista que exigiu esforço, dedicação e trabalho de equipa. É um dos pontos mais altos da minha carreira até agora”, diz o ala.
No futuro, Ricardo, que se destaca pela forte compreensão de jogo e pela entrega, assume a O JOGO que deseja chegar à Seleção principal e vestir a camisola de um “grande” português. “Um jovem jogador como eu sonha logo com os grandes palcos nacionais e não sou exceção. Quero ganhar títulos com a camisola de Portugal e chegar a um dos melhores clubes portugueses”, conclui.