Será o número de inscritos mais baixo dos últimos anos, mas a intensa luta entre Ogier (Citroën), Tanak (Toyota) e Neuville, este de uma Hyundai reforçada por Loeb, serve de compensação.
Corpo do artigo
O Rali de Portugal, que terá o Shakedown em Paredes no próximo dia 30, uma quinta-feira, indo para a estrada no dia seguinte com a nova etapa em Arganil, vai ter 61 carros à partida, o número mais baixo desde que a prova se realiza no Norte do país e o segundo mais curto desde o regresso ao Mundial de Ralis, em 2007 - em 2012 só partiram 51 pilotos.
A ausência de troféus de promoção, como o Júnior WRC que o ano passado colocou muitos pilotos em ação, tem feito diminuir o número de participantes nas provas do Mundial deste ano, pois o problema não é português. Só Monte Carlo (84) e Córsega (95) tiveram mais inscritos e o Rali da Argentina apenas contou com 25 carros à partida.
Em Portugal, e além dos pilotos que discutem o Nacional, a participação cresce com os 15 Peugeot 208 R2 do Troféu Ibérico, ajudando a compensar ainda a diminuição do número de privados que fazem o Mundial e que se reflete num outro aspeto: pela primeira vez só alinham mesmo os carros WRC das equipas de fábrica, o que reduz os modelos mais potentes a 11.
Se há um ano havia 85 inscritos e 14 WRC (12 de fábrica), agora destaca-se a emoção, pois Sébastien Ogier, Ott Tanak e Thierry Neuville venceram até agora duas provas cada e estão separados por 12 pontos no Mundial.
Além dos líderes das três equipas oficiais mais fortes, Kris Meeke tem-se destacado pela Toyota, Elfyn Evans já conseguiu dois pódios com o Ford Fiesta e, sobretudo, fará sensação o regresso de Sébastien Loeb.
O eneacampeão mundial correu o Rali de Portugal pela última vez em 2012, nunca fez a prova no Norte e agora regressará pela Hyundai, depois de ter somado dois triunfos e dois segundos lugares pela Citroën, nos anos dos seus títulos.
Curiosamente, o francês de 45 anos tem regressado com regularidade ao nosso país, pois correu a prova do Mundial de Ralicrosse em Montalegre e até foi segundo nos dois últimos anos.
PRINCIPAIS INSCRITOS
1. Sébastien Ogier-Ingrassia (Citroën C3 WRC)
3. Teemu Suninen-Salminen (Ford Fiesta WRC)
4. Esapekka Lappi-Ferm (Citroën C3 WRC)
5. Kris Meeke-Marshall (Toyota Yaris WRC)
6. Dani Sordo-del Barrio (Hyundai i20 WRC)
8. Ott Tänak-Järveoja (Toyota Yaris WRC)
10. Jari-Matti Latvala-Anttila (Toyota Yaris WRC)
11. Thierry Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC)
19. Sébastien Loeb-Elena (Hyundai i20 WRC)
33. Elfyn Evans-Martin (Ford Fiesta WRC)
44. Gus Greensmith-Edmondson (Ford Fiesta WRC)
21. Mads Ostberg-Eriksen (Citroën C3 WRC2)
22. Łukasz Pieniążek-Gerber (Ford Fiesta WRC2)
23. Kalle Rovanperä-Halttunen (Skoda Fabia WRC2)
24. Jan Kopecký-Dresler (Skoda Fabia WRC2)