Prova do Mundial de ralis, que terá a apresentação oficial na próxima segunda-feira, será substancialmente diferente: partirá a 30 de maio de Coimbra e terá Arganil no dia seguinte
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O Rali de Portugal deste ano, que decorrerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho, vai ter a primeira etapa em Arganil, a segunda nos troços de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante - mas com Street Stage em Gaia - e a terceira em Fafe.
Será um regresso aos troços míticos do centro do país, ausentes desde 2001, ano do triunfo de Tommi Makinen, o atual diretor-desportivo da Toyota.
A prova esteve depois ausente do Mundial até 2007, tendo regressado com classificativas no Algarve e já uma nova geração de carros e pilotos: do Mitsubishi de Makinen, que batera o Ford Focus de Carlos Sainz e o Peugeot 206 de Marcus Gronholm, passou-se para o Citroën C4 de Sébastien Loeb, que nessa edição deixou o Subaru Impreza de Petter Solberg em segundo.
A apresentação oficial do 53.º Rali de Portugal será segunda-feira, em Lisboa, mas no dia seguinte irá realizar-se uma segunda cerimónia, no Salão Nobre dos Paços do Município de Coimbra, onde além do presidente da edilidade, Manuel Machado, estarão Luís Paulo Costa, Lurdes Castanheira e Luís Antunes, presidentes das câmaras de Arganil, Góis e Lousã, os três municípios que irão acolher a prova.
Ainda haverá várias novidades a dar, começando pelos traçados a cumprir na Serra do Açor no dia 31 de maio, sabendo-se só que haverá duas passagens por troços em Lousã, Góis e Arganil, devendo seguir-se a superespecial em Lousada.
No sábado, 1 de junho, a prova terá as classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, fechando-se o dia na Street Stage de Gaia, a outra grande novidade da edição, com os pilotos a ligarem a zona ribeirinha à Avenida da República.
A terceira e última etapa, no domingo, terá os habituais troços de Fafe, Montim e Luílhas, faltando saber se com algumas inovações. O parque de assistência da prova continuará a ser na Exponor, em Matosinhos.