Estreia pela Toyota com o melhor tempo no Shakedown animou o britânico. Sébastien Ogier foi o segundo e os Citroën mostraram-se fortes
Corpo do artigo
O Toyota Yaris de Kris Meeke foi o mais rápido no Shakedown, batendo o Citroën C3 de Sébastien Ogier por um décimo de segundo no teste de 3,35 km realizado em Gap. Esapekka Lappi, com o segundo Citroën, ficou a 0,4 segundos.
"O meu objetivo era só ter a certeza de que estou de volta. Só fiz dois dias de testes para este rali e foi em dezembro, disse Meeke, que não pilotava desde que, em maio, a Citroën dispensou os seus serviços. "Até me esqueci de carregar nos botões certos ao arrancar. Falhei a partida e não me senti muito bem, pois por muito que se teste, a corrida é diferente", explicou Meeke no final
A classificativa foi disputada em asfalto seco e os pilotos fizeram cinco passagens, tendo Meeke obtido o melhor tempo na terceira.
Se a manhã foi boa para a Toyota - Ott Tänak e Jari-Matti Latvala foram quarto e quinto -, já a Hyundai teveh Thierry Neuville em sexto e Sébastien Loeb foi apenas décimo.
O francês nove vezes campeão mundial foi muito requisitado, mas admitiu que a sua preparação não foi boa, pois esteve no Rali Dakar. "Não faço ideia do que poderei fazer. Vai ser complicado partir com um carro novo e tendo apenas um dia e meio de testes. Não vou muito confiante", comentou a grande novidade da época, ao regressar pela Hyundai.
Classificação do Shakedown
1.º Kris Meeke (Toyota Yaris), 1min 56.8s
2.º Sébastien Ogier (Citroën C3), a 0.1s
3.º Esapekka Lappi (Citroën C3), a 0.5s
4.º Ott Tänak (Toyota Yaris), a 0.8s
5.º Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), a 1.2s
6.º Thierry Neuville (Hyundai i20), a 1.6s
7.º Teemu Suninen (Ford Fiesta), a 1.7s
8.º Elfyn Evans (Ford Fiesta), a 2.0s
9.º Andreas Mikkelsen (Hyundai i20), a 2.5s
10.º Sébastien Loeb (Hyundai i20), a 2.9s