Rafael Nadal vai retirar-se da competição em novembro, após as finais da Taça Davis
Corpo do artigo
O tenista espanhol Rafael Nadal vai retirar-se da competição em novembro, após as finais da Taça Davis, que se disputam em Málaga, anunciou o vencedor de 22 títulos do Grand Slam.
"Estou aqui para vos dizer que vou deixar o ténis profissional", referiu o espanhol, de 38 anos, num vídeo publicado nas suas redes sociais, dizendo que está "entusiasmado" por poder despedir-se no seu país, durante as finais da Taça Davis, de 19 a 24 de novembro.
Além dos 22 "majors" conquistados, o maiorquino, antigo número um mundial, conquistou mais 70 troféus e foi campeão olímpico em singulares em Pequim'2008 e em pares no Rio'2016.
Outros números da carreira de Nadal:
123.164.631de euros: é o montante que Nadal arrecadou apenas em prémios por vitórias em torneios. Ocupa o segundo lugar no ranking histórico de prémios, apenas atrás de Novak Djokovic.
2 543 horas e 15 minutos: é o tempo que Nadal passou em campo ao longo da sua carreira.
1080: é o número de vitórias de Nadal na carreira. Tendo disputado 1.307 jogos, ele venceu 82,63% das partidas.
912: é o número de semanas que Nadal permaneceu entre os 10 melhores tenistas do mundo no ranking ATP, um recorde.
112: é o número de vitórias de Nadal em Roland Garros. Perdeu apenas quatro jogos na terra batida de Paris.
92: é o número total de títulos conquistados por Nadal. O primeiro foi em Sopot, na Polónia, aos 18 anos, num torneio disputado em terra batida.
40: é o número de vezes que Nadal defrontou o seu grande rival e amigo Roger Federer. O primeiro encontro entre ambos foi em 2004, quando Nadal tinha 17 anos.
24: é o número de vitórias de Nadal sobre Federer, que venceu 16 desses confrontos.
22: é o número de títulos de Grand Slam conquistados por Nadal, os quatro principais torneios de ténis.
15: é o número de eventos Grand Slam que Nadal não pôde disputar devido a várias lesões ao longo da sua carreira.
14: é o número de vezes que Nadal venceu Roland Garros, o torneio de Grand Slam em terra batida, onde se consolidou como o melhor de sempre neste piso.
1: Nadal conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, completando o “Golden Slam”, feito alcançado por apenas quatro outros jogadores.