O ciclista esloveno venceu o contrarrelógio da quarta etapa da corria basca. Julia Alaphilippe perdeu o comando. Rui Costa foi 38.º e é 27.º na geral
Corpo do artigo
Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) venceu o contrarrelógio da quarta etapa da Volta ao País Basco, assumindo a liderança da geral individual e destronando o francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors), que foi oitavo.
O esloveno, que tinha sido segundo na primeira e segunda etapas, atrás de Alaphilippe, vingou-se no quarto dia de prova, ao vencer o contrarrelógio, cumprindo os 19,4 quilómetros em 22m26s.
O resultado permitiu ao esloveno de 28 anos anular os oito segundos de desvantagem e subir à liderança, agora com 34 segundos de vantagem para o francês, no segundo posto, e com 1m33s para o holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo), que fecha o pódio da geral.
Roglic, vencedor em 2017 da Volta ao Algarve, é vice-campeão mundial de contrarrelógio e esteve à altura do favoritismo que lhe era atribuído à partida.
Rui Costa (UAE Team Emirates) fechou o crono em 38.º, com mais 1m20s do que o vencedor, e subiu três posições na geral; é 27.º, a 4m12s de Roglic, enquanto Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) caiu para 82.º na geral ao ser 102.º na etapa.
Na sexta-feira, a quinta e penúltima etapa da Itzulia apresenta 164,7 quilómetros de ligação entre Vitoria e Eibar, com uma contagem de montanha de primeira categoria nos últimos 20 quilómetros a testar a nova liderança de Roglic e os restantes candidatos à vitória final.