Presidente de Cabo Verde vai assistir à cerimónia de abertura de Paris'2024
Cabo Verde participará em Paris com sete atletas e a maior delegação de sempre em Jogos Olímpicos
Corpo do artigo
O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, viaja esta quarta-feira para França, onde na sexta-feira vai assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em que o arquipélago participa com sete atletas e a maior delegação de sempre.
A Presidência da República cabo-verdiana avançou, em comunicado, que o chefe de Estado "vai apoiar” a delegação cabo-verdiana no maior evento multidesportivo mundial.
“O Chefe de Estado apela a toda a Nação – às ilhas e à vasta diáspora - a estar unida e a apoiar, com a sua energia positiva, o 'Team Cabo Verde' que dignamente representa o país”, lê-se na nota.
Antes da partida para a França, José Maria Neves recebeu e entregou a bandeira nacional à delegação olímpica cabo-verdiana.
A delegação cabo-verdiana é composta por 24 elementos, dos quais sete atletas: David Pina e Ivanusa Moreira (boxe), Victor Alvares (esgrima), Djamila Silva (judo), José Tati e Jayla Pina (judo) e Samuel Freire (atletismo).
Cabo Verde leva ainda cinco treinadores, de boxe, esgrima, judo e natação, e seis oficiais de equipa, além do chefe da Missão, Léo Moreau, um médico, um fisioterapeuta, um preparador físico, um psicólogo e dois responsáveis do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC).
Na sua deslocação a França, o o chefe de Estado cabo-verdiano vai ainda participar noutros eventos, entre eles uma cimeira sobre desporto e desenvolvimento durável, a convite do seu homólogo francês, o Presidente Emmanuel Macron.