Portugal vence Dinamarca e disputa quinto lugar no Europeu de andebol de praia
Com este triunfo, por 2-1, foi consumada uma desforra relativa a 2023
Corpo do artigo
Portugal venceu este sábado no desempate por penalidades a Dinamarca no Campeonato da Europa de andebol de praia, a decorrer em Alanya, na Turquia, e vai disputar no domingo o quinto lugar com a França.
Com este triunfo, por 2-1, foi consumada uma desforra relativa a 2023, quando os dinamarqueses travaram a caminhada lusa rumo à tão desejada e inédita medalha de bronze.
O derradeiro adversário que separa os lusos do regresso ao top 5 europeu é a França, que hoje derrotou a Itália, em jogo agendado para as 15h00 de domingo.
Na competição feminina, Portugal defrontará a Suécia, às 9h00, pelo nono posto.
Em pouco mais de 90 segundos, a Dinamarca já vencia por 6-0, depois de uma série de ataques perdidos por parte dos lusos, mas um parcial de 4-0 de Tiago Costa colocou Portugal de volta ao jogo, sendo que, a cinco segundos do fim do primeiro set, o poste negou o golo do empate a Rodrigo Gomes e permitiu aos dinamarqueses vencer por 18-16.
No segundo parcial, a Dinamarca conseguiu segurar a liderança durante vários ataques consecutivos, mas Portugal não se deixou afetar e empatou a partida num ápice (10-10), a três minutos do fim.
Apesar de uma exclusão e de um remate ao poste, a seleção lusa não deixou a Dinamarca fugir e, com o empate a prevalecer, o "set" teve que ser decidido recorrendo ao golo de ouro: a Dinamarca ganhou a posse, Portugal roubou a bola na defesa e Tomás Van-Zeller fez o 17-16 e atirou o jogo para o "shoot-out" (penalidades).
No desempate, e após três tentativas para cada lado, as duas seleções tinham feito o mesmo: dois remates certeiros e um falhado. Tomás Van-Zeller, com uma defesa vistosa e importante, colocou Portugal a depender apenas de si para vencer o encontro e José Nuno Silva não enjeitou a possibilidade (7-6).