Embarcação número 60 partirá às 19h51, será repartida com Coreia do Norte e do Catar, e vários atletas terão de faltar por terem competições este sábado
Corpo do artigo
São 22 os atletas da Equipa Portugal que participarão na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos, um evento sem precedentes, que levará as delegações presentes em Paris a descer o Rio Sena de barco. O português terá o número 60 e irá, como todos, até ao Trocadero, onde acontecerá o espetáculo final, com epílogo previsto para as 23h15 locais (22h15 em Portugal).
Os porta-estandartes Ana Cabecinha (atletismo) e Fernando Pimenta (canoagem) serão acompanhados por João Ribeiro, Messias Baptista e Teresa Portela (canoagem); Filipa Martins e Gabriel Albuquerque (ginástica); Duarte Seabra e Manuel Grave (equestre); Fu Yu e Jieni Shao (ténis de mesa); Eduardo Marques, Carolina João, Diogo Costa e Mafalda Pires de Lima (vela); Miguel Nascimento (natação); e Taís Pina, Jorge Fonseca, Patrícia Sampaio, Bárbara Timo, Rochele Nunes e João Fernando (judo).
A embarcação dos portugueses estará na Ponte D'Austerlitz às 19h51 e em Iéna às 20h33, sendo partilhada com as delegações da Coreia do Norte e do Catar.
Vários dos atletas portugueses que já estão em Paris ficarão na Aldeia Olímpica, como os ciclistas Rui Costa e Nelson Oliveira, a judoca Catarina Costa, os tenistas Nuno Borges e Francisco Cabral e o skater Gustavo Ribeiro, por terem competições já este sábado.
Portugal estará representado oficialmente na Cerimónia de Abertura pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.