Portugal despede-se com duas derrotas
Corpo do artigo
Portugal terminou este domingo em sexto lugar em masculinos e em 10.º em femininos o Campeonato da Europa de andebol de praia, despedindo-se com duas derrotas das areias turcas de Alanya.
Apesar do desaire com a França (2-1), no "shoot-out" (desempate por penalidades), a seleção masculina sai da Turquia qualificada para o Campeonato do Mundo, que vai decorrer na Croácia, em 2026.
A Federação Internacional de Andebol (IHF) abriu sete vagas europeias para o Mundial (para além do organizador) e, por isso, Portugal vai voltar a uma competição na qual fez história em 2024, quando conquistou uma inédita medalha de bronze.
Portugal procurava somar o terceiro top 5 europeu consecutivo e até começou bem, com um triunfo por 21-14 no primeiro set, mas a França respondeu no segundo com uma vitória por 15-14, que levou a decisão do encontro para o desempate por "shoot-out".
No desempate, depois de 10 remates certeiros de parte a parte, eis que chegou a segunda volta, em que qualquer erro seria fatal.
Oito tentativas depois, para cada lado, e ainda sem que nenhuma das seleções tivesse falhado qualquer remate, Tomás Van-Zeller viu o guarda-redes francês levar a melhor e tudo ficou nas mãos de Baptiste Dubois, que não desperdiçou (9-6).
Na vertente feminina, Portugal perdeu por 2-1 com a Suécia também no ‘shoot-out’ e despediu-se das areias da Riviera turca no 10.º lugar da classificação geral.
A seleção portuguesa já sabia, à partida, que estava fora do próximo Mundial, uma vez que a IHF apenas disponibilizou cinco vagas europeias para esta vertente - o Campeonato da Europa serviu de qualificação.
No último Europeu, que decorreu na Nazaré, em 2023, Portugal terminou em quarto lugar nas duas vertentes.
O próximo compromisso internacional de ambas as seleções é nos Jogos Mundiais (World Games), que vão decorrer em Chengdu, na China, de 7 a 17 de agosto.